Acadêmicos da Unijuí realizam Dia da Cidadania na Escola E. E. Fundamental Luiz Fogliatto - Unijuí

No dia 22 de Agosto a Escola E. E. Fundamental Luiz Fogliatto viveu uma tarde especial. O Projeto de Extensão Cidadania para Todos, vinculado ao Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIJUI promoveu em parceria com a equipe da escola o “Dia da Cidadania”

O evento iniciou às 13h30min e contou com a participação do Coordenador Regional de Educação da 36ª CRE, Cláudio da Cruz de Souza e do chefe do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Unijuí, Aldemir Berwing, além de professores e acadêmicos da Unijuí e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Fogliatto, juntamente com a comunidade local.

Durante a tarde ocorreram atividades, organizadas pelos acadêmicos e professores dos cursos de Direito, Pedagogia, Nutrição, e Design. Na oportunidade foi inaugurada a Sala de convivência, a qual foi planejada e idealizada pelos alunos do Curso de Design com materiais reutilizáveis, como puffs de pneus, persianas de jornais, tapetes de retalhos, entre outros. A sala foi criada com o objetivo da aplicação de práticas restaurativas no ambiente escolar e ficará a disposição da escola para ser utilizada no dia a dia.

Os alunos e a comunidade tiveram ainda a oportunidade de utilizar serviços como o Balcão do Consumidor, a Tenda da Cidadania, atendimento do Escritório Modelo do Curso de Direito, oficina de contação de histórias e pintura no rosto, espaço de saúde, atividades de mediação de conflitos, oficina de desenho e de jogos, e uma sessão de cinema para crianças com exibição de um vídeo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Para a diretora da Escola, professora Patrícia Bazzan dos Santos, “ações como estas, reforçam a importância da parceria Universidade e Escola e solidificam a necessidade de cada vez mais, trabalharmos na coletividade. A sala de convivência inaugurada possibilitará a toda comunidade escolar, vivências que qualificarão as relações interpessoais, proporcionando um ambiente de paz e intensificando valores indispensáveis para a vida”.

A coordenadora do Projeto Cidadania para Todos, Ester Eliana Hauser, comenta que a atividade foi muito significativa e demonstrou a importância das ações de extensão que vem sendo desenvolvidas no âmbito do DCJS e da Universidade junto a comunidade. “São ações realizadas de forma continuada e sistemática, que permitem o aprofundamento do diálogo com a sociedade e a troca de saberes, o que contribui não somente para a qualificação dos sujeitos e a para a afirmação da cidadania, mas também para o aprimoramento das atividades de ensino/pesquisa desenvolvidas no âmbito dos cursos de graduação envolvidos”.