Artigos sobre Economia Solidária são apresentados em Seminário Nacional - Unijuí

Artigos sobre Economia Solidária são apresentados em Seminário Nacional

A segunda edição do Seminário Nacional de Economia Solidária e Tecnologia Social foi promovida nos dias 23 a 25 de setembro pela Incubadora de Empreendimentos Solidários – IESol pertencente a Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.

O evento teve como objetivo discutir os avanços, riscos e potencialidades da Economia Solidária no Brasil, levantar a discussão sobre Economia Solidária e Tecnologia Social a partir de uma análise do atual contexto político brasileiro.

Na oportunidade, a técnica administrativa da AGIT/ITECSOL Elizandra Pinheiro da Silva apresentou dois artigos: O primeiro, A convergência de saberes entre os diversos atores sociais e a universidade para criar um desenvolvimento inteligente e solidário por meio da economia solidária, dos autores(a):  Andreia Waschburger, Eloisa Nair de Andrade Argerich, Elizandra Cristiane Pinheiro da Silva e Enio Waldir da Silva e o segundo, Economia solidaria: estratégia de desenvolvimento sustentável e solidário em busca de melhores condições de uma vida digna das autoras: Diessica Rodrigues Adam, Eloisa Nair de Andrade Argerich, Elizandra Cristiane Pinheiro da Silva e Sandra Regina Albarello.

Além destas apresentações foram aprovados os artigos: O processo educativo e organizativo de catadores de materiais recicláveis: o caso Acata Ijuí de autoria do professor Dr. Walter Frantz e da doutoranda Nadia Scariot e O ensino de direitos humanos na escola e na educação popular de autoria do professor Dr. Enio Waldir da Silva.

As apresentações dos trabalhos foram divididas em sete GT sendo, GT 1 e 2 Tecnologia Social, educação popular e função social da ciências/socioeconomia e saberes locais; GT 3 Autogestão como processo pedagógico; GT 4 Tecnologias sociais como práticas de construção de espaços democráticos; GT 5 Estado, políticas públicas e economia solidária; GT 6 Territórios, redes e os desafios para o desenvolvimento e GT 7 Economia solidaria e sustentabilidades. Além desta programação foram realizadas duas mesas temáticas que trataram da Ecosol diversidade temática e abordagens contemporâneas com Genauto França e Jean Machado Alves e a outra mesa foi sobre, Economia solidaria numa perspectiva de crise política com Antonio Cruz e Valmor Schiochet da SENAES; lançamento do documentário dos 10 anos da incubadora IESOL; mostra de produtos dos empreendimentos e troca de experiências.