Peiex promove o V Seminário de Inovação e Tecnologia no Câmpus Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Peiex promove o V Seminário de Inovação e Tecnologia no Câmpus Ijuí

 
 

Está em desenvolvimento nesta sexta-feira, no Câmpus Ijuí, o V Seminário de Inovação e Tecnologia, promovido pelo Projeto Extensão Industrial Exportadora – Peiex e a Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT/UNIJUÍ).

Pela manhã, o professor Ino Ney Kuhn, coordenador do Peiex pela UNIJUÍ, fez uma apresentação sobre o programa e as ações desenvolvidas no Noroeste Gaúcho. Segundo o coordenador, o Núcleo Operacional do Peiex no Noroeste Gaúcho compreende as regiões do Noroeste Colonial, Alto do Jacuí, Celeiro, Missões e Fronteira Noroeste, totalizando 534 empresas, das quais 6% atuam com exportação. Os principais setores são metal-mecânico, moveleiro, alimentos e bebidas e confecções.

Em entrevista à Rádio Unijuí FM, o professor destacou que a parceria entre a Universidade e o Peiex está completando sete anos, o que demonstra a consolidação do programa de extensão. Destacou que na primeira fase, entre 2009 e 2011, o desafio foi de desbravar empresas para fazer o processo de promoção do comércio exterior. A segunda fase, de 2011 a 2013, foi marcada pelo crescimento e estabilidade. E desde 2013 o Peiex se encontra na fase da consolidação.

O coordenador de Competitividade da Gerência de Exportação do Peiex-Brasil, Ulisses Medeiros Júnior, destacou a importância do evento para o desenvolvimento das exportações. No entanto, destacou que o caminho para a exportação não é tão simples e por essa razão o Peiex trabalha no sentido de apoiar as empresas. “Acho que o Brasil ainda é novo no sentido de exportações. Países da Europa, dos Estados Unidos exportam, tem a prática exportadora, a China também tem a prática exportadora muito antiga. O Brasil tem pouco tempo, cerca de 20 anos, e a grande dificuldade das nossas empresas hoje está na falta de conhecimento. O momento atual é favorável, estamos vivendo uma crise mundial e no país, mas a alta do dólar incentiva, facilita esse processo de exportação e beneficia as nossas empresas”.



 


 

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.