II Fórum Regional de Economia Solidária reúne associações de catadores - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

II Fórum Regional de Economia Solidária reúne associações de catadores

 
 

O II Fórum Regional de Economia Solidária foi realizado no último dia 24 de novembro, no auditório do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (Dceeng), da Unijuí. 

O evento contou com a presença de representantes de associações de catadores de Ijuí e de Cruz Alta, agricultores e familiares, artesãos de Ijuí e Panambi, entidades de apoio, prefeito municipal de Ijuí, gestores das prefeituras municipais de Ijuí e de Santa Rosa, professores, alunos e bolsistas da UNIJUÍ, presidente da Fundação Unicruz e assistentes sociais que atuam no projeto Profissão Catador de Cruz Alta.

O Fórum contou com a palestra Potencialidades e Limites dos Empreendimentos Econômicos Solidários, ministrada pelo gerente da Agência de Inovação e Tecnologia da UNIJUÍ, Luis Juliani, que abordou os seguintes temas: a cooperação supera a competição; elementos necessários para ocorrer mudança nos empreendimentos econômicos solidários; o que o empreendedor solidário precisa saber para tornar o empreendimento um bom negócio; principais motivos que fazem um empreendimento não dar certo; e potencialidades de um empreendimento econômico solidário.

O coordenador do projeto Economia Solidária e Cooperativismo Popular na Região de Ijuí, Prof. Dr. Ênio Waldir da Silva, fez um relato sobre a importância e benefícios para os catadores ao constituírem uma cooperativa, objetivo principal do projeto que desenvolve.

Na sequência, os participantes foram divididos em equipes de trabalho, por segmentos: empreendimentos, gestores públicos e entidade de apoio para discutir sobre as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de cada segmento em relação à Economia Solidária. Após o trabalho, cada coordenador de equipe fez apresentação da discussão para o grande grupo.

Segundo avaliação feita junto aos participantes, o evento trouxe novos conhecimentos, necessidade de mudanças e desafios para os empreendimentos.



 


 

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.