Projeto de Extensão da Unijuí realizou ação em Bairro de Ijuí no Natal - Unijuí

Projeto de Extensão da Unijuí realizou ação em Bairro de Ijuí no Natal

Centenas de brinquedos foram entregues para crianças da comunidade que participaram da ação.

A Unijuí, através da equipe do projeto de extensão “Ações comunitárias multidisciplinares: construção de soluções socioambientais para o desenvolvimento local no município de Ijuí-RS”, no dia 19 de dezembro, na sede do bairro Getúlio Vargas, em Ijuí, promoveu uma ação comemorativa do natal 2015.

Estiveram envolvidos na ação o coordenador do Projeto Paulo Scortegagna, professor do DHE e a equipe de bolsistas de extensão Pibex e Proav dos cursos de Medicina Veterinária, Engenharia Civil e Design, bem como de dois acadêmicos colaboradores, um do curso de Educação Física do campus Santa Rosa e outro do Curso de Engenharia Civil do campus Ijuí; a Coordenadoria de Marketing e Sinergia que arrecadaram, junto aos funcionários e professores da instituição, mais de 300 brinquedos que foram presenteados as crianças pequenas e as mães de bebês, criança e adolescentes que participaram do evento. A ação teve, ainda, o apoio de um doador “anônimo” que doou 400 brinquedos.

O evento foi idealizado e organizado conjuntamente com a equipe da diretoria da Associação de Moradores do bairro Getúlio Vargas, que tem como presidente o senhor Nicanor Cortes Boeno. A entidade, que é parceira e co-executora do projeto de extensão, trabalhou na organização e distribuição do lanche e de uma caixa de bombom que foram ofertados pelo poder público municipal e entregues a todos os participantes.

A equipe do Projeto de extensão organizou e atuou com atividades de educação ambiental, culturais, de lazer/entretenimento, na decoração, na entrega dos brinquedos e no registro fotográfico do evento. A entrega dos brinquedos se deu a partir de apreciação do desenho animado da Turma da Mônica “Um plano para salvar o planeta” (Maurício de Sousa) onde, as crianças, responderam perguntas sobre o mesmo que dos problemas ambientais do planeta.

Estiveram presentes ao evento mais de 600 moradores do bairro dentre os quais, bebês, crianças e adolescentes acompanhados pelos pais, avôs e outros familiares. O evento que iniciou às 16 horas com as atividades de educação ambiental, da entrega do lanche e de brinquedos seguiu até às 20 horas. Às 18 horas ocorreu a chegada de uma comitiva da prefeitura municipal, com o prefeito de Ijuí Fioravante Balin, secretários, vereadores, bem como o presidente da UABI que, acompanhados do papai Noel, visitaram a sede do bairro e desejaram votos de feliz natal a todos os presentes.

O Projeto de extensão, composto por uma equipe interdepartamental e multiprofissional de professores e acadêmicos do DHE, DEAG eDCEENG, atuou durante o ano de 2015, no bairro Getúlio Vargas, com diversas ações conjuntas com a Associação de Moradores, clube de mães, alunos, professores, funcionários e equipe diretiva da Escola Emil Glitz e outras entidades. Em específico, o evento realizado para finalizar o ano de 2015 possibilitou alguns resultados, dentre os quais: mais de 700 fichas de lanches distribuídas pela equipe da Associação de Moradores do Bairro Getúlio Vargas; 700 brinquedos arrecadados e 600 presenteados aos participantes; Construção de um processo de sensibilização e educativo para produção de consciência dos problemas ambientais junto ao público participante; Efetiva participação da UNIJUÍ (acadêmicos/bolsistas de extensão e professores) integrados com a Associação de Moradores e com a comunidade do Bairro; Construção de um processo de sensibilização e promoção de cidadania, inclusão social e de Felicidade; Mobilização e resposta da comunidade Universitária (funcionários e professores) que resultou na doação de mais de 300 brinquedos; Extensão universitária, entidades  e poder público municipal integrado  em  atividade de ação social.