Projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola inicia oficinas de formação - Unijuí

As Oficinas de Formação serão desenvolvidas durante  quatro semanas até o dia 4 de maio na UNIJUÍ, reunindo cerca de 130 alunos e professores.

Na próxima semana começam as atividades de 2016 do Projeto de Extensão Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola – Um aprendizado para a vida - vinculado ao Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (Dacec). A sessão de abertura da primeira oficina será realizada na quarta-feira, dia 13 de abril, no Salão Azul da Biblioteca Mário Osório Marques da Unijuí, às 14h.

Este primeiro encontro dará início às Oficinas de Formação que serão oferecidas às escolas públicas e municipais de Ijuí e região. A coordenadora do projeto Vera Raddatz irá realizar a apresentação geral do Projeto, explicando aos presentes como serão realizadas as atividades este ano. Em seguida, os mestrandos participantes do NEIDH – Núcleo de Educação e Informação de Direitos Humanos, da Unijuí - realizam uma intervenção prática sobre direitos humanos, foco gerador do projeto neste ano de 2016.  Logo depois acontecem as explanações do professor Leonardo Minelli, do Curso de Ciência da Computação sobre Tecnologias da era digital, da professora Marcia Formentini, do Curso de Comunicação Social sobre Empreendedorismo na Educação, e da professora Lisandra Daltrozo, Coordenadora Pedagógica da 36ª CRE sobre A importância do envolvimento pedagógico da escola.

No mesmo dia será constituída a Rede de Educomunicação de Ijuí e Região, um organismo que surge com a proposta de aproximar as escolas participantes do projeto, desenvolvendo atividades conjuntas, interação e troca de conteúdos produzidos em cada escola. A idealizadora da Rede, Profª Vera Raddatz, diz que “esta proposta representa um avanço para o Projeto e o amadurecimento das ações educomunicativas em Ijuí e Região”.

As Atividades

As Oficinas de Formação serão desenvolvidas durante  quatro semanas até o dia 4 de maio na UNIJUí, reunindo cerca de 130 alunos e professores, em oficinas de áudio, foto, vídeo, mídias, empreendedorismo, do aplicativo Locutor da Hora e de Direitos Humanos. As oficinas serão ministradas por professores da Unijuí, pela Agência Experimental da Unijuí Usina de Ideias, bolsistas, NTE e alunos bolsistas do Mestrado em Direitos Humanos da Universidade.

No decorrer do ano, o cronograma do projeto atenderá individualmente e em grupos as escolas participantes do projeto, com auxílio dos professores envolvidos na realização deste Projeto e dos bolsistas dos cursos de Jornalismo, Marjorie Bock, e de Ciências da Computação, Matthias Trennepohl.

O projeto, coordenado pela Unijuí, conta com o apoio da 36ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE/NTE) e da Secretaria Municipal de Educação (SMED).