Incubadora de Economia Solidária é representada no Seminário de Avaliação de Programa Nacional - Unijuí

A Incubadora de Economia Solidária da Unijuí esteve representada no período de 08 a 10 de junho, em Florianópolis/SC, no Seminário de Avaliação de Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares.

Participaram do evento a técnica administrativa Elizandra Pinheiro da Silva, integrante da equipe do projeto, que tem como coordenador o professor Dr. Enio Waldir da Silva.

O seminário teve por objetivo realizar a validação da proposta metodológica para “Avaliação participativa, qualitativa e quantitativa das ações do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares", referente à visita, in loco, nas universidades, que acontecerá no mês de setembro, e a aplicação de questionário nas incubadoras e nos empreendimentos incubados  que foram assistidos durante a vigência da chamada 89/2013.

A primeira rodada de avaliação do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (Proninc) foi realizada pela Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional (FASE), no período de 2005 a 2007. A segunda pelo Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), nos anos de 2010 e 2011; e neste ano será realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O processo têm por objetivos avaliar o desempenho das incubadoras, os programas e projetos da economia solidária apoiados pelo Proninc; avaliar os processos de constituição e institucionalização das novas incubadoras de Economia Solidária; avaliar o desempenho e resultados alcançados pelos empreendimentos apoiados pelas incubadoras; a atuação das incubadoras no processo de incubação; os processos de implementação da chamada MCTI/SECIS/TEM/SENAES/CNPq, considerando as novas sistemáticas de operacionalização de financiamento e gestão dos projetos apoiados, sistematizar e divulgar os resultados da avaliação realizada.

Durante o evento, foi realizada uma análise da conjuntura política, situação e perspectivas da política pública de Economia Solidária. Ocorreu, também, uma reunião dos membros integrantes da rede ITCPs, com a socialização de experiência da Universidade Católica de Pelotas RS, UNIPLAC de Lages SC, FURB, URGS de Porto Alegre RS, UEPG de Ponta Grossa PR e UNIOSTE de Foz do Iguaçú PR.