FIDENE obteve liberação de recursos para prestar assessoria técnica a empresas de pequeno e médio porte - Unijuí

O Projeto de Extensão Produtiva e Inovação (PEPI) vai atuar nas regiões Fronteira Noroeste, Celeiro e Noroeste Colonial.

A FIDENE obteve na última semana a liberação da primeira parcela de recursos da AGDI - Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, no valor de R$ 468.080,00, destinados ao Projeto Extensão Produtiva e Inovação – PEPI, para atuação nas regiões dos Coredes Fronteira Noroeste, Celeiro e Noroeste Colonial.

O projeto é considerado estratégico e oportuno em termos de aporte para atender as indústrias e as agroindústrias e alinha-se às políticas estratégicas do Governo do Estado de fomento ao desenvolvimento econômico pelo interior do Rio Grande do Sul e tem como objetivo prestar assessoria técnica e capacitação direta nas áreas de Produção mais Limpa, Redução de Perdas, Inovação e Planejamento Estratégico a empresas de pequeno e médio porte. Além dos extensionistas que desenvolvem esta função, o Projeto conta com uma equipe-chave, formada por pessoas vinculadas à universidade, que dão suporte nas áreas de atendimento.

O NEPI - Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação está instalado no Campus Santa Rosa e é composto por 6 (seis) extensionista e um coordenador, sendo que dois extensionistas assessoram na área de Planejamento Estratégico, dois na Redução de Perdas, um na Produção mais Limpa e um na Inovação. A equipe-chave está composta pelos professores Pedro Luís Büttenbender (Planejamento Estratégico); Telmo Rudi Frantz (Inovação), Luiz Carlos da Silva Duarte (Redução de Perdas), e Fernanda Pasqualini (Produção mais Limpa). A coordenação institucional do projeto está a cargo do gerente da Agência de Inovação e Tecnologia, Luís Juliani.

A equipe participará de um treinamento entre os dias  16 a 19 de agosto, no município de Taquara, com a seguintes programação: visão geral da metodologia do projeto; benchmarking, acompanhamento e prestação de contas; perdas e planejamento estratégico e produção mais limpa.

O primeiro NEPI implantado, na região do Noroeste Colonial, com atuação pioneira e conjunta no estado, atendeu 345 indústrias. O outro NEPI, com atuação nas regiões Celeiro e Fronteira Noroeste, sediado em Santa Rosa, atendeu 378 indústrias. Como resultados da parceria Universidade-Estado-Empresas, as indústrias aumentaram a produção e o faturamento; promoveram inovações em produtos, processos, máquinas e instalações; geraram novas oportunidades de trabalho e renda, promoveram investimentos com recursos próprios e de terceiros; aumentaram a competitividade em mercados regionais, nacionais e internacionais; e ampliaram seus aportes ao desenvolvimento da região via agregação de valor.