Desempenho de Núcleos de Extensão terá instrumento de avaliação - Unijuí

Desempenho de Núcleos de Extensão terá instrumento de avaliação

Os indicadores de resultados avaliarão a evolução quantitativa e qualitativa, a relevância da política pública aplicada, a eficácia no alcance das metas, a eficiência na utilização dos recursos, a efetividade das ações, a avaliação dos resultados alcançados.

A elaboração de um conjunto de indicadores de resultados que servirão de instrumento para avaliar o desempenho dos Núcleos de Extensão Produtiva e Inovação – NEPIs e das empresas assistidas foi anunciada pelo secretário Fábio Branco, do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, ao preconizar o fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais – APLs.

A metodologia dos indicadores foi detalhada durante reunião efetivada pela SDECT no dia 11 de outubro e da qual participaram, além dos coordenadores do programa, gestores e extensionistas das Universidades regionais que atuam junto aos NEPIs. Os indicadores de resultados serão elaborados em parceria com a Secretaria da Fazenda e Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional, com apoio da Fundação de Economia e Estatística – FEE, e contemplará sete índices que servirão de parâmetros capazes de identificar e acompanhar a evolução das pequenas e médias empresas que integram um arranjo produtivo.

Na reunião que teve a presença do diretor da SDECT, Carlos Alberto Hundertmarker e da representante da AGDI, Gisela Schuler. O titular da SDECT recomendou especial atenção às áreas de gestão e de negócios das empresas que integram cada núcleo e que participam do programa Extensão Produtiva e Inovação.

Os indicadores de resultados serão disponibilizados para gestores, empresários, Universidades e interessados em geral e demonstrarão, em última análise, a evolução quantitativa e qualitativa, a relevância da política pública aplicada, a eficácia no alcance das metas, a eficiência na utilização dos recursos, a efetividade das ações, a avaliação dos resultados alcançados e que sejam capazes de alertar o governo para a necessidade de correção. Em 2016, no âmbito do acordo de resultados entre a SDECT e a AGDI foram realizados 5.255 atendimentos.

Instituído pela Lei n° 48.839 e regulamentado através do Decreto n° 48.932 a extensão produtiva e inovação com foco na pequena e média empresa está direcionado para ações na área de planejamento estratégico, inovação, redução de perdas e produção mais limpa, por meio de atendimento mais personalizado e aproximação de empresas. Os NEPIs com apoio das Universidades regionais atendem em presas em 21 COREDES. A ação conta com a interveniência da URI Santiago, URI Santo Ângelo, UNIJUI, UNICRUZ, UPF, Univates, UNISC, Unilasalle e FACCAT. Estão em atividade os NEPI Vale do Jaguari, Missões, Fronteira Noroeste, Alto Jacuí, Produção, Vale do Taquari, Vale do Cai, Metropolitano, Paranhana e Vale do Rio Pardo.

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa AGDI