Professores e Rondonistas da Unijuí se preparam para “Operação Tocantins” - Unijuí

Professores e Rondonistas da Unijuí se preparam para “Operação Tocantins”

Coordenador do Projeto Rondon Paulo Ernesto Scortegagna realizou Viagem Precursora para Aparecida do Rio Negro.

Texto: Ana Diel

Após conquistar o 4º lugar na classificação nacional do Projeto Rondon e ser credenciada com 97 pontos para participar da “Operação Tocantins”, a Unijuí divulgou em 14 de outubro os alunos selecionados para integrar a sua equipe de extensão. Ana Louíse Diel do curso de Jornalismo, Ângela Doebber da Arquitetura, Djenifer Müller da Agronomia, Glaucia Krause da Engenharia Civil, Márcio Ferreira da Medicina Veterinária, Mariângela De Moraes Inocêncio da Nutrição, Rosana Souza de Vargas de Letras e Victoria Mayer de Desing são os novos Rondonistas da instituição.

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Rondon é um dos mais importantes projetos de trabalho voluntário do país. Direcionado à busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável e da cidadania em comunidades carentes, diversos Ministérios e as Forças Armadas apoiam a iniciativa, que conta ainda com a colaboração dos Governos Estaduais e das Prefeituras Municipais. A “Operação Tocantins” atenderá 16 municípios do Estado. Entre eles está Aparecida do Rio Negro, cidade na qual a Unijuí desenvolverá de 20 de janeiro a 5 de fevereiro de 2017 ações relacionadas ao Conjunto B: Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho. A jornada acontecerá em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), que realizará atividades relacionadas ao Conjunto A: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde.

Coordenador do projeto na Unijuí, Paulo Ernesto Scortegagna realizou dos dias 15 a 22 de outubro a “Viagem Precursora”. Com o objetivo de verificar a realidade local e a necessidade da população que será atendida, o professor esteve em Aparecida do Rio Negro juntamente com o professor da USP Auro Nomizo. Ocasião que representou a oportunidade de conhecer mais sobre os aspectos socioculturais e as demandas do município.

De acordo com o coordenador e professor Paulo, esse contato é importante e fundamental para verificação das demandas da cidade. “Num primeiro momento, os professores coordenadores das 16 equipes das IES que participarão da Operação estiveram reunidos com os membros da Coordenação Nacional do Projeto Rondon, na capital do Estado do Tocantins-Palmas, onde foram repassadas informações e orientações gerais. Posteriormente, permaneci dos dias 17 a 20 de outubro no município de Aparecida do Rio Negro, a fim de estabelecer o primeiro contato e conhecer in loco a cidade e os representantes do poder executivo e de entidades e organizações da comunidade urbana e rural do município. Bem como de verificar as demandas e apresentar as propostas de ações da UNIJUÍ e definir o cronograma de atividades para o período em que estaremos atuando no mesmo”, afirma.

Em intenso trabalho e preparação para a Operação, no dia 29 de outubro os Rondonistas reuniram-se, juntamente com o coordenador do Rondon Paulo, a representante do Ministério da Defesa na IES Vera Fischer, professora Leonir Uhde, professora Lara Nasi e professor Tarcísio Dorn de Oliveira para socialização dos dados e demandas e a apresentação dos registros fotográficos e fílmicos sobre Aparecida do Rio Negro. O momento, que aconteceu na casa dos professores Paulo e Leonir, proporcionou ao grupo o diálogo e o planejamento sobre as ações a serem realizadas. Luiza Scortegagna e Talita Mazzola, Rondonistas de operações anteriores, deram seu depoimento sobre a experiência. O próximo encontro do grupo acontece no dia 12 de novembro.