Precisamos falar sobre a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Precisamos falar sobre a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis

 
 

A ideia é marcar o mês de dezembro para sensibilização com relação à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

No Dia Mundial de Combate ao HIV, marcado em 1º de dezembro, o Projeto de Extensão Cuidado Integral à Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí através do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), realizaram, em frente à Biblioteca Mario Osorio Marques, no Campus Ijuí, uma roda de conversa para sensibilizar com relação a doença e a importância da prevenção, entre outros aspectos.

“A ideia é marcar o mês de dezembro para sensibilização com relação à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, buscando trazer mais conhecimento para as pessoas. Esse tem sido nosso investimento o ano todo”, observa a professora Arlete Roman, coordenadora do Projeto de Extensão.

De acordo com ela, por mais que, ao longo das últimas décadas o assunto tenha sido amplamente discutido, a sociedade não pode dar às costas para o HIV e outras doenças semelhantes. “Percebemos que, ao longo dos anos, após a sociedade compreender a Aids, a linha de cuidado com relação ao tratamento, parte da população, principalmente os jovens, não tem compreendido a doença. Já temos protocolos brasileiros e internacionais bem fundamentados, e, muitas pessoas que não viveram o início da epidemia, na década de 1980, já não tem mais tanto esse raciocínio do sexo seguro. É preciso falar sobre isso. O cuidado e a responsabilidade precisam estar em pauta”, complementa.

Outro aspecto ressaltado pela professora da Unijuí é o preconceito com relação a doença. “Como se vive com a Aids? Como é o tratamento? E como se comportam as pessoas que não possuem, que não vivem com a doença, com relação às que precisam conviver?”, questiona.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.