Projeto Mediação Escolar promove Oficina de Robótica - Unijuí

Projeto Mediação Escolar promove Oficina de Robótica

Os alunos do 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Timbaúva, em Santa Rosa, estão participando do Projeto “Mediação Escolar”, organizado pelo curso de Direito da UNIJUÍ.

Na oportunidade foi realizada uma “Oficina de Robótica Educacional”, na manhã de hoje, dia 09, na UNIJUÍ Campus Santa Rosa, ministrada pelos professores, Mauro Fonseca Rodrigues e Ciro Reckziegel, com o acompanhamento dos extensionistas do curso de Direito.

As atividades desenvolvidas compreenderam a identificação e aproximação dos estudantes com sistemas computacionais, hardware e software. Foram realizadas tarefas de comunicação, sinalização e modificação de sistemas básicos de robótica educacional.

De acordo com o professor Mauro, através da plataforma de desenvolvimento Arduino, eles puderam interagir com o sistema, criando um programa de computador (software) e verificando seus efeitos práticos (hardware), no LED do kit Arduino. “Os alunos passam a perceber que mesmo com seus conhecimentos limitados, eles podem realizar experiências práticas com resultados efetivos. Aplica-se, nesse caso, a prática antes da teoria onde a realização do experimento gera a curiosidade exploratória para entender como aconteceu. Posteriormente, passa-se a modificar o experimento para ampliar a gama de conhecimento a respeito do assunto”, destacou.

A atividade integra um conjunto de ações que serão realizadas com os alunos até o final do ano, foi desenvolvida pelas professoras do curso de Direito, Fernanda Serrer, Francieli Formentini e pela estudante e bolsista do projeto de extensão "Conflitos Sociais e Direitos Humanos: Alternativas Adequadas de Tratamento e Resolução", Juliana Hermann.