Estágio Integrado leva ciência e saúde à Escolas da rede pública do município - Unijuí

Estágio Integrado leva ciência e saúde à Escolas da rede pública do município

Neste dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Para marcar a data vamos falar sobre um atividade bem bacana desenvolvida por cursos da área da saúde da Unijuí em escolas públicas da cidade de Ijuí. Os estudantes em Estágio Integrado levam informação e conhecimento sobre ciência e saúde para os alunos do Ensino Fundamental.

Estudantes do Estágio Integrado em Saúde dos cursos de Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia reuniram alunos de escolas públicas de Ijuí para falar sobre ciência e saúde. Dentro do Programa Saúde na Escola – PSE, que envolve a equipe de Saúde da Família Thomé de Souza e escolas da área.

Durante a oficina “Conhecendo o corpo para cuidar da saúde”, os alunos do 8º e 9º anos da Escola Thomé de Souza, de Ijuí, reforçaram os conhecimentos adquiridos em sala de aula, com o material didático disponível no Laboratório de Anatomia da Universidade e com o auxílio de estudantes da graduação da Unijuí.

Segundo a professora diretora da Escola Thomé de Souza, Marcia Seidenfuz Schütz, essas visitas à Universidade são feitas todos os anos pela escola. “Todo ano eu trago uma turma para a Unijuí para visitar esses laboratórios, em função desse material didático que tem na Universidade e que na escola a gente não dispõe. Na Unijuí a gente ainda tem a disponibilidade de estudantes para ajudar. Essa parceria é muito importante para nós”, salienta a diretora.

Para além disso, as estudantes acrescentaram as informações recebidas aos seus conhecimentos sobre saúde. De acordo com a estudante do curso de Enfermagem da Unijuí, Graciele Felix Spaniol, os cursos trabalham juntos para auxiliar a comunidade. “Pensamos em grupo, juntamente com a professora Maristela, buscando realizar um trabalho em comum com a comunidade e com a escola sobre o que a gente pode fazer enquanto acadêmico para ajudar a sociedade. Convidamos os alunos para virem até a Universidade, nos laboratórios, para reforçar os estudos de sala de aula, junto com os professores. É um trabalho em conjunto”, ressalta.

Maristela Busnello é professora do curso de Nutrição, ela é uma das professoras que orientam os estudantes durante o Estágio Integrado. Segundo ela, essas atividades fomentam a busca pela informação. “O Estágio Integrado e uma estratégia desenvolvida pelos cursos da área da saúde para buscar formação multidisciplinar e interdisciplinar já durante as graduações em saúde na Unijuí”, comenta.

Paralelamente às atividades no Laboratório de Anatomia no Campus, outros dois grupos de estudantes desenvolveram atividades no Bairro Thomé de Souza e na Escola Municipal de Educação Infantil Cândida Turra.