Revista Espaços da Escola destaca Educação de Jovens e Adultos

Com o tema “Educação de Jovens e Adultos: um Programa, alguns fundamentos e suas práticas”, foi lançada na sexta-feira, dia 07 de dezembro, na UNIJUÍ – Campus Santa Rosa, a revista Espaços da Escola, número 60. A produção, editada pela Editora da UNIJUÍ, é resultado de um coletivo de textos escritos por professores que participaram do programa Alfabetiza Rio Grande. O programa desenvolvido pela UNIJUÍ, em convênio com o Governo do Estado e parceria com a 17ª Coordenadoria Regional de Educação, qualificou entre 2004 e 2006, dezenas de educadores de toda a região. Participaram do programa alfabetizadores, professores do Ensino Fundamental e Médio que atuam no Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Para o professor da UNIJUÍ, Larry Antonio Wizniewsky, o ensino de jovens e adultos é um trabalho satisfatório e engrandecedor, de ensino e aprendizagem. “Os alunos que participam do EJA estão nos ensinando a cada dia, pela força de vontade e determinação para estudar. São aquelas pessoas que teriam tudo para desistir, mas não desistem. São exemplos para toda a sociedade”, disse Larry. Para o professor, os alunos que participam do EJA estão na contramão da maioria da sociedade. “Enquanto grande parcela dos adultos quer continuar sendo adolescentes, e nega muitas de suas responsabilidades, estes alunos lutam pela conquista do direito que lhes foi negado, na busca de serem melhores cidadãos”, evidenciou o professor, durante o lançamento da revista.

A Coordenadora Pedagógica da 17ª CRE, Denise Bonin, ressaltou a importância do projeto, que auxiliou na formação e qualificação dos professores do EJA. Ela evidenciou a importância da parceria com a UNIJUÍ, que ofertou todo o suporte técnico e humano para realização dos encontros.

Para a professora Hedi Maria Luft, coordenadora do Programa Alfabetiza Rio Grande na UNIJUÍ, foi um grande desafio realizar este trabalho de formação. “Foi um trabalho complexo, que nos permitiu aprender muito. Aprendemos a ouvir o outro e a se valorizar. A palavra central de todo este trabalho, foi valorização”, destacou Luft. A professora evidenciou também a importância de socialização do que foi realizado no Programa, através dos textos publicados na Revista Espaços da Escola. “Este é um trabalho nosso, de todo esse grupo, rico pela riqueza que cada um deixou nele”, evidenciou durante o lançamento da revista. “Todos são convocados a continuar escrevendo sobre esta e outras experiências. Pois este foi o primeiro passo de uma longa caminhada que não pode ser interrompida”, concluiu.

A solenidade de lançamento da revista contou com a presença da pró-reitora da UNIJUÍ – Campus Santa Rosa, Ingride Mundstock Bozzetto, a presidente do Conselho Editorial da Revista Espaços da Escola, Eronita Barcelos, professores e diretores de escolas da região. Foram distribuídos exemplares das revista aos autores de textos e as escolas integrantes do Programa Alfabetiza Rio Grande.

Arquivo de notícias

Outros canais