UNIJUÍ investe na formação de jovens pesquisadores - Unijuí

UNIJUÍ investe na formação de jovens pesquisadores

Entrega de certificados aos destaques do Salão do Conhecimento marcou a abertura do Ciclo de Formação sobre a iniciação científica

Foi realizada na tarde de terça-feira, no Salão de Atos do Campus Ijuí, a solenidade de entrega dos certificados aos autores dos trabalhos-destaque do Salão do Conhecimento 2012. O evento também marcou a abertura do Ciclo de Formação 2013, do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UNIJUÍ. A abertura esteve a cargo da Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professora Evelise Moraes Berlezi, que destacou a meta da Instituição de realizar, anualmente, um Ciclo de Formação, com vistas à formação geral e à qualificação da atuação dos alunos envolvidos em projetos de pesquisa e de inovação tecnológica, bolsistas ou não.

Evelise Berlezi ressaltou o investimento na área da pesquisa e o estímulo à iniciação científica que, segundo ela, garante mais visão de mundo ao estudante, melhora a concentração e a organização, ensina o aluno a lidar com imprevistos, estimula o espírito crítico e a criatividade, além de permitir uma maior troca de informações entre o aluno e o professor. “A UNIJUÍ assume como uma de suas responsabilidades contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país através da pesquisa. A Instituição investe no fortalecimento dos grupos de pesquisa, incentivando a interação regional, a formação de redes de pesquisadores, a interação com empresas e a cooperação científica nacional e internacional, estimulando a formação de jovens pesquisadores”, concluiu. Para palestrar neste primeiro Ciclo de Formação, foi convidado o professor Fábio Ribeiro Mendes, doutor em Filosofia pela Ufrgs, que abordou o tema “A Iniciação Científica para Jovens Pesquisadores”.

A entrega dos certificados aos autores dos trabalhos-destaque do Salão do Conhecimento 2012 esteve a cargo da Vice-Reitora e dos professores Leonir Uhde e Fernando Gonzalez, membros do Comitê Científico da UNIJUÍ. Nos cinco eventos do Salão do Conhecimento, nas nove áreas do conhecimento, destacaram-se 30 trabalhos, apresentados na forma de resumo expandido e de pôster, e analisados a partir dos seguintes critérios: relevância e originalidade; fundamentação teórica, delineamento do trabalho, coerência metodológica, clareza e adequação dos objetivos; clareza na apresentação dos resultados, correspondência com os objetivos propostos e potencial de aplicabilidade; discussão e conclusão do trabalho; contribuição do autor para o projeto; domínio do conteúdo do trabalho; adequação ao tempo disponível para apresentação; qualidade visual do pôster; e adequação às dimensões definidas pela organização do evento.

Os trabalhos-destaque do Salão do Conhecimento 2012 estão organizados numa exposição itinerante dos pôsteres, nos quatro campi da UNIJUÍ. No Campus Ijuí, a exposição acontece no Hall do Salão Azul, no Prédio da Biblioteca, no período de 13 a 20 de março, seguindo para os Campi Santa Rosa, Panambi e Três Passos. Confira os autores e respectivos trabalhos que receberam certificação.