Conselho Universitário aprova projeto do Curso de Medicina - Unijuí

Conselho Universitário aprova projeto do Curso de Medicina

O Conselho Universitário da UNIJUÍ aprovou hoje, 28 de março, o Projeto do Curso de Medicina.

O processo foi analisado e debatido em duas sessões, realizadas nos dias 21 e 28 de março, sendo a apresentação detalhada feita pela professora Dra. Evelise Moraes Berlezi, coordenadora da comissão que elaborou o projeto do curso de Medicina, atendendo à mobilização que a Universidade, Poder Público e Hospital de Caridade de Ijuí estão coordenando, com o objetivo de implantar o mesmo em Ijuí. O projeto do Curso de Medicina já havia sido aprovado na semana passada junto ao Departamento de Ciências da Vida, que coordenou a execução do mesmo, tendo sido, ainda, amplamente analisado e debatido nas Câmaras de Administração e de Graduação.  Após o debate da plenária, a aprovação do Curso se deu de forma unânime.

Desde o final do ano passado, uma grande mobilização política e comunitária vem sendo organizada a partir do Comitê Comunitário Pró-Curso de Medicina em Ijuí, do qual integram a UNIJUÍ, Prefeitura Municipal de Ijuí, Hospital de Caridade de Ijuí, Câmara de Vereadores e Associação Comercial e Industrial. No dia 18 de março o Comitê organizou um encontro macrorregional em apoio à implantação do curso em Ijuí, o que poderá vir a beneficiar a população de toda região Oeste do Estado, que possui a menor cobertura de instituições de ensino superior com cursos de Medicina. O encontro reuniu lideranças políticas e comunitárias que manifestaram apoio do projeto. A expectativa do Comitê é de incluir o curso no próximo edital a ser lançado pelo Ministério da Educação, previsto para abril, quando a Universidade poderá se habilitar às regras para aprovação de novos cursos de graduação nessa área.

A comissão para criação, estudos e elaboração do projeto do Curso de Medicina esteve sob a coordenação da professora Dra. Evelise Moraes Berlezi, fisioterapeuta, e esteve integrada, ainda, pelos seguintes profissionais: médicos João Carlos Lisboa; Jorge Ralf Brust, indicado para assumir a coordenação do curso, e Carmen Rosemeri Copetti, todos do HCI; além do Dr. Paulo Ricardo Nazário Viecili, de Cruz Alta; e as docentes da UNIJUÍ Heloísa Meincke Eickhoff, fisioterapeuta; Karla Renata Oliveira, farmacêutica; e Mirna Stela Ludwig, enfermeira.

O Projeto do Curso de Medicina da UNIJUÍ foi construído atendendo as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Medicina, sendo que o curso de Medicina da UNIJUÍ buscará formar profissionais generalistas, críticos e éticos, com conhecimento, habilidades e atitudes que permitam o desenvolvimento adequado das atividades do seu âmbito de atuação, capacitado para a autoaprendizagem e a trabalhar em equipe multiprofissional de forma interdisciplinar, visando à promoção da saúde integral do ser humano e à integralidade da assistência.

Sobre os dados gerais da estrutura do curso, apresentados aos conselheiros, se destaca a duração do mesmo, de seis anos, ou seja, doze semestres letivos, totalizando 682 créditos e 10.470 horas (carga horária total geral com atividades complementares e estágios obrigatórios).

O médico formado na UNIJUÍ terá como perfil a capacidade para atuar em todos os níveis de atenção que compõem a rede assistencial; a excelência técnica em suas ações, com capacidade de refletir sobre o seu saber fazer na resolutividade de suas ações; comprometimento e sintonia com os princípios do Sistema Único de Saúde; competência para atuar no sistema hierarquizado de saúde, obedecendo aos princípios técnicos e éticos de referência e contrarreferência; capacidade de entender sua inserção na sociedade e atuar na perspectiva da humanização do cuidado e em consonância com as políticas de saúde; e habilidade em realizar a escuta qualificada de seus pacientes e dos cuidadores/familiares. Além disso, o profissional egresso do Curso de Medicina da UNIJUÍ deverá estar apto a identificar os problemas de saúde a partir de diagnóstico epidemiológico, planejar a intervenção e comprometer-se com a sua resolutividade; possuir a habilidade para conduzir a tomada de decisão sobre as situações, de saúde e doença, pautada em evidências científicas; ser crítico e reflexivo, na busca da formação continuada e da permanente atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos e da prática profissional; ser capaz de atuar em equipe multiprofissional de forma interdisciplinar e de assumir posições de liderança tanto na equipe de saúde quanto na gestão de serviços de saúde; bem como ser responsável e com consciência ética na sua atuação e com os princípios que regem a humanidade.

A apresentação também destacou a estrutura para o desenvolvimento das atividades, com destaque para os espaços de ensino institucionais tais como biblioteca, laboratórios de informática, sala de convivência, salas de aula, salas de estudos e toda estrutura necessária para o ensino superior, com laboratórios institucionais disponíveis e existentes. Também se destaca a estrutura das instituições de saúde que serão parceiras, como o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), que funcionará como hospital escola; Hospital Bom Pastor de Ijuí; Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR); além das unidades básicas de atendimento à saúde do município de Ijuí e uma série de instituições com as quais poderão ser firmados convênios.