UNIJUÍ promove debate sobre reconstrução de projeto pedagógico de curso - Unijuí

UNIJUÍ promove debate sobre reconstrução de projeto pedagógico de curso

A Reitoria, por meio das Vice-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, promoveu, no período de 15 a 17 de julho, mais uma etapa do Programa de Formação Continuada de Professores da UNIJUÍ.

Esta etapa do Programa teve como objetivo promover discussões do currículo por competências, com a Professora Doutora Aparecida do Carmo Frigeri Berchior, Pró-Reitora Acadêmica da UNIFAFIBE/SP. Participaram desta formação os Coordenadores de Cursos de Graduação, de Núcleo Docente Estruturante (NDE), de Pesquisa e de Extensão.

Aparecida iniciou sua fala trazendo os “Desafios da Educação em nosso Tempo”, lançando os questionamentos “Qual o perfil do profissional que desejamos formar?” Está claro no Projeto Pedagógico de Curso (PPC)? Está em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)? Os professores, alunos conhecem/compreendem o PPC?

A partir da contextualização da Educação contemporânea, dos debates sobre as políticas públicas de educação superior e suas respectivas legislações, desenvolveu uma atividade com os professores para que, a partir de seus PPCs, fizessem um exercício de olhar para a Lei (Diretrizes Nacionais de Educação e Portarias do ENADE), buscando identificar o perfil proposto para os respectivos egressos, que competências dizem respeito a cada perfil e, a partir disto, identificar as disciplinas do currículo do curso que atendem ao perfil do egresso. O trabalho foi realizado por área do conhecimento. Diante desta proposição cada curso teve a possibilidade de rever o PPC com base na legislação e conceitos trabalhados.

No encerramento, a professora Cátia Nehring, Vice-Reitora de Graduação, manifestou-se no sentido de que o entendimento de currículo por competências precisa ser explorado a partir da identificação das necessidades da formação acadêmico-profissional, considerando que todos os professores devem compreendê-las e materializá-las no desenvolvimento das disciplinas, definindo os processos de avaliação e experiências de aprendizagem necessárias à formação. “Entende-se que esta etapa possibilitou a cada Coordenador a discussão/compreensão de conceitos e metodologias para a reconstrução dos PPCs de Graduação, a ser realizado em sintonia com o ciclo avaliativo de cada curso (ENADE).  Destaca-se que esse processo busca a ressignificação dos PPCs junto aos gestores dos cursos e aos professores e estudantes, visando a qualificação do cotidiano do curso, tendo como objetivo a excelência no processo de ensino e aprendizagem. Os participantes do evento serão os multiplicadores das reflexões e aprendizagens produzidas junto ao corpo docente de seus respectivos cursos e grupos de pesquisa ou de extensão”, destaca Cátia.

A próxima etapa do Programa, com a programação envolvendo todos os professores, está prevista para o dia 12 de agosto, abordando o tema “Ética e Política”, com o professor Doutor Roberto Romano, cientista político da Unicamp/SP.