7ª TEC-E-INOVA terá programação voltada à constituição de um ecossistema empreendedor - Unijuí

A 7ª Edição da Feira de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – TEC-E-INOVA será realizada nos dias 10, 11 e 12 de setembro, no Câmpus da UNIJUÍ, em Ijuí, tendo como tema “Desenvolvimento Regional – A Constituição de um Ecossistema”.

Semanalmente, a comissão organizadora do evento tem se reunido para definir detalhes da organização e da programação do evento. Como promotores da TEC-E-INOVA estão a UNIJUÍ, o Sindilojas e a Prefeitura Municipal de Ijuí.

Segundo o Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, que é presidente da feira, o objetivo é organizar uma programação que permita uma ação integrada entre Universidade, Poder Público e meio empresarial, agregando novos elementos para a promoção do desenvolvimento regional. Kelm destaca que a região já possui uma trajetória consolidada na área da educação, e que o desafio é somar esforços de modo a fixar os egressos das instituições de ensino na região. “Esta tríplice hélice a ser constituída representa buscarmos formadores de opinião, pessoas que possam assumir este protagonismo, convertendo o potencial da região num desenvolvimento endógeno”.

O Presidente da Feira ressalta também que, ao longo da programação, serão apresentadas algumas experiências exitosas de outras regiões do Estado e do país. Na semana passada, integrantes da comissão organizadora estiveram visitando a região de Bento Gonçalves, oportunidade em que a professora Ivanira Falcade, da Universidade de Caxias do Sul, apresentou a experiência de reposicionamento estratégico do Vale dos Vinhedos e o processo de obtenção do “Selo de Denominação de Origem”. No caso da região Noroeste, ele destaca que há uma trajetória de atuação bastante consistente no que se refere aos empreendimentos rurais, e um deles é a cadeia produtiva de leite e derivados. “Como potenciais podemos destacar a existência de matéria-prima de qualidade e o associativismo como marca desta região. Precisamos produzir desenvolvimento a partir da articulação dos diversos segmentos”.

Como palestrantes já confirmados para o evento se destacam a participação do professor José Alberto Sampaio Aranha, da PUC do Rio de Janeiro, que irá abordar o tema Modelos de desenvolvimento regionais voltados para o empreendedorismo e inovação; o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Cleber Prodanov, que irá falar sobre a política de ciência, tecnologia e inovação do estado e o desenvolvimento endógeno de regiões; o Diretor Superintendente do Parque Tecnológico de Itaipu, Juan Carlos Sotuyo, que abordará o tema A experiência do Parque Tecnológico de Itaipu no fomento ao desenvolvimento regional; e a professora no curso de Geografia e do Mestrado em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola da Universidade de Caxias do Sul, Ivanira Falcade, que irá falar sobre o processo de obtenção de “Selo de Denominação de Origem”. Estes são alguns dos temas a serem abordados durante o evento.