UNIJUÍ divulga resultado da avaliação da ação docente pelos alunos - Unijuí

UNIJUÍ divulga resultado da avaliação da ação docente pelos alunos

A Vice-Reitoria de Graduação (VRG) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIJUÍ divulgam o resultado Institucional da Avaliação da Ação Docente pelos Discentes relativo às disciplinas do 1° semestre de 2014, nas modalidades presencial e EaD.

Esta avaliação integra uma das dimensões do Programa de Avaliação Docente institucionalizado na UNIJUÍ em 2012 e é realizada junto aos alunos a cada semestre, por meio de um questionário on line disponibilizado no Portal do Aluno. Neste ano, ocorreu no período de 26 de maio a 06 de julho. Participam da avaliação das disciplinas os alunos dos câmpus de Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi, conforme os Gráficos a seguir.

Desde a implantação do processo de avaliação da ação docente no ano de 2012, chama a atenção o fato de que, no primeiro semestre daquele ano, em torno de 48% de alunos da modalidade presencial responderam ao questionário, sendo que nos anos subsequentes houve uma redução na participação, voltando a ter um acréscimo de 4%, neste segundo semestre de 2014. Já na modalidade EaD houve o processo inverso, iniciou com baixa participação, aumentando a cada período avaliativo.

Tendo presente que a meta institucional é de no mínimo 70% de participação dos alunos fica o desafio à VRG e à CPA de, no segundo semestre de 2014, pensar estratégias para atingir essa meta. Esta ação já está sendo analisada e discutida no Fórum de Coordenadores, CPA e VRG buscando identificar as causas que levam a não participação do aluno. Porém para o efetivo êxito deste processo a atuação dos coordenadores de curso e de cada professor, bem como dos técnicos-administrativos que atuam em departamentos é necessária, pois esses são os sujeitos que interagem com os alunos cotidianamente.

Em continuidade a análise dos dados que dão conta do olhar do aluno em relação à disciplina, ao professor e à universidade, a CPA e a VRG apresentam alguns elementos do ponto de vista institucional. No que se refere à atuação do professor evidencia-se uma avaliação positiva em relação a aspectos pedagógicos, de uma forma geral, quer seja na apresentação e discussão do plano de ensino, no desenvolvimento de metodologias que aliam teoria e prática, bem como na discussão dos resultados avaliativos. Além disso, aspectos específicos apresentados nas questões abertas são tratados pelo coordenador de cada curso.

Cabe destaque para a questão do envolvimento dos alunos com o ensino-aprendizagem, onde neste primeiro semestre de 2014, 75,02% apontam estar conseguindo ter a compreensão do conteúdo conforme previsto no plano de ensino.

Da análise compreende-se que, desde o início da avaliação das disciplinas, em 2012, houve melhorias nos aspectos pedagógicos, como por exemplo, no que se refere à apresentação e discussão dos planos de ensino. Na modalidade presencial, em 2012, no primeiro semestre, 53,83% dos alunos apontavam para o fato do professor apresentar e discutir o plano em sala de aula. No segundo semestre, este percentual foi de 66,32%. No ano de 2013, os percentuais correspondentes ao primeiro e segundo semestre foram de 54 % e 46%. Contudo, neste primeiro semestre de 2014, este percentual atingiu a marca de 95,97%. O que demonstra o comprometimento do corpo docente com a melhoria dos processos acadêmicos.