UNIJUÍ sedia encontro do movimento pelas águas - Unijuí

UNIJUÍ sedia encontro do movimento pelas águas

Dr. Gerd Wassenberg, da Universidade de Aachen na Alemanha, abordará o tema “Inovação e Empreendedorismo na vida da preservação hídrica”, durante a programação à noite.

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo está promovendo durante toda essa semana, o movimento pelas águas com o tema “Água com qualidade é garantia de vida”. O evento integra a XXI Semana Interamericana da Água e a XIV Semana Estadual da Água e a FIDENE/UNIJUÍ é apoiadora do evento através do convênio firmado com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA).

O movimento tem o objetivo de chamar atenção e mobilizar para uma reflexão maior sobre a importância deste elemento essencial a vida através de atividades e painéis.

A programação em Santa Rosa teve início na tarde de hoje, terça-feira, no auditório central da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa com o lançamento do novo site do comitê. Na sequência os presentes participaram do painel “Práticas de Cooperação Universitária e perspectivas Desenvolvimento Sustentável”, ministrado pelo professor da UNIJUÍ e presidente do COREDE, Pedro Luis Büttenbender. Após o painel aconteceu a apresentação de trabalhos e experiências.

Segundo o Presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Adilson João Steffen, eventos dessa natureza são fundamentais para a conscientização dos limites que a água nos impõe, além das potencialidades e o desenvolvimento que ela gera em todo o mundo. “Esse momento é uma oportunidade de reflexão, o evento irá potencializar discussões acerca de ações para que nossa qualidade de vida seja cada vez maior”, ressaltou Adilson.

A programação terá sequência à noite com o painel “Água e Desenvolvimento”, através do palestrante Sérgio Cardoso, do Comitê Gravataí. O segundo painel será ministrado pelo professor Dr. Gerd Wassenberg, da Universidade de Aachen na Alemanha, que abordará o tema “Inovação e Empreendedorismo na vida da preservação hídrica”. O encerramento da programação contará com um debate mediado pelo professor Pedro.

De acordo com o Pró-Reitor da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, o envolvimento da UNIJUÍ com essa temática mostra a preocupação da universidade com meio ambiente. “O tema é fundamental, sendo em alguns momentos decisivo para a vida das pessoas, pois trata-se da sobrevivência humana. O desenvolvimento da região, principalmente o setor agrícola, está associado diretamente com o comportamento e movimento das águas”, destacou Ariosto.

O evento segue com a programação na quarta-feira, dia 01, na UNIJUÍ Câmpus Três Passos, no auditório central, a partir das 14h com o painel “Projeto PCHs Turvo 13 e 14 – Situação atual do projeto e cenários futuros”, ministrada pelo palestrante Janderson Maciel da EC Brasil Energias Complementares. A noite a programação será a mesma do Câmpus Santa Rosa, através de painéis e encerramento com debate.

Mais informações poderão ser contatadas com a Secretária Executiva do Comitê, Dolores Turra, pelo email: comiteturvo@unijui.edu.br, pelo telefone (55) 3511-5254 / (55)9613-9335 ou pelo site do comitê.