UNIJUÍ sedia I Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional da Região Celeiro - Unijuí

UNIJUÍ sedia I Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional da Região Celeiro

Encontro reuniu circuito de palestras, debates, mostra e comercialização das agroindústrias e agricultura familiar.

I Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional da Região Celeiro: um desafio para quem produz, transforma e consome foi realizado na quinta e sexta-feira, dia 17 e 18, na UNIJUÍ Câmpus Três Passos. A programação contemplou circuito de palestras, debates, mostra e comercialização das agroindústrias e agricultura familiar e apresentações artísticas.

De acordo com o organizador do evento Adelar Diniz, o objetivo do I Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional é realizar a aproximação com os produtores da agroindústria e agricultura familiar, aumentando cada vez mais o consumo dos produtos, assim como levar conhecimento e informação a todos os participantes do fórum.

O evento teve início na parte da manhã através do painel “Políticas públicas uma ferramenta para o desenvolvimento local e Segurança Alimentar” ministrada pelo Engenheiro Agrônomo (UERGS), Dr. Claudio Becker. Na oportunidade também foi explanado sobre o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA). A abertura oficial foi realizada pela tarde e na ocasião foi realizada a entrega de três certificados do Selo Sabor Gaúcho para duas agroindústrias da cidade de Três Passos e uma da cidade de Miraguaí. O painel da tarde “Segurança Alimentar e nutricional e qualidade de vida”, foi ministrado pela nutricionista e coordenadora de nutrição e gastronomia da Feevale, Drª Maria Helena Weber.

Durante a noite foram apresentados mais três painéis: o 1º sobre Produção Sustentável apresentado pela UERGS, o 2º Painel sobre Industrialização – Transformar com Segurança, apresentado pelo IFF Câmpus Santo Augusto e o 3º Painel Comercialização do campo a cidade com segurança para garantir espaço apresentado pela UNIJUÍ.

No sábado pela parte da manhã foi realizada a Mostra e Comercialização dos produtos da agricultura familiar da Região Celeiro (APL Celeiro), naPraça Reneu Geraldino Mertz, em frente ao Câmpus da UNIJUÍ. Foram realizados Painéis pontuais de cada agente no seu estande e degustação de produtos dos expositores. A tarde a programação deu sequência com mateada e apresentações artísticas.

O Pró-Reitor do Câmpus Três Passos Jorge Thiesen, destacou a importância do evento para a Região Celeiro ressaltando a inserção da Universidade nesse contexto, através da pesquisa e extensão.

O 1º Fórum foi promovido pela Associação Gaúcha de Empreendimentos Lácteos (AGEL) e Arranjo Produtivo Local Celeiro (APL), em parceria com a 21ª CRE, UNIJUÍ, UERGS, Instituto Federal Farroupilha, Amuceleiro, Município de Três Passos, Emater, ETEC Celeiro e AGDI/Governo do Estado do RS.