Reitor Martinho Kelm participa de evento sobre internacionalização na PUCRS - Unijuí

Reitor Martinho Kelm participa de evento sobre internacionalização na PUCRS

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul, com apoio metodológico da International DAAD Academy, da Alemanha, promove nos dias 20, 21 e 22 de outubro o Seminário Internacionalização: Desafio para a Universidade.

O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, participa da programação nesta segunda-feira, representando o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), do qual é 1º Vice-Presidente.

O evento, primeiro sobre o tema na região sul do Brasil, é voltado para gestores de áreas acadêmicas, de pesquisa e de inovação, com enfoque nas Relações Internacionais, e com o objetivo de oportunizar a interação entre os escritórios internacionais de Instituições de Ensino Superior e de Agências de fomento do Brasil e da Alemanha. A palestra de abertura do seminário contou com a presença do Sr. Ulrich Grothus, Secretário Geral do DAAD, e teve como tema “Internacionalização: forças impulsionadoras e estruturas”.

O Seminário Internacionalização: Desafio para a Universidade debaterá políticas e modelos para facilitar a cooperação internacional em ensino, pesquisa, inovação e serviços entre instituições de ensino. O evento reunirá importantes nomes da área da internacionalização, ligados ao Ministério da Educação (MEC) brasileiro. Também estarão presentes os responsáveis por cooperações internacionais na área da educação, profissionais do Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (Daad), referência mundial na área, e representantes de universidades brasileiras e norte-americanas.

Pelo governo brasileiro participam o chefe da Divisão de Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores/Itamaraty, Ademar Seabra da Cruz Júnior; a chefe da Divisão de Temas Educacionais do Itamaraty, Almerinda Augusta de Carvalho; a coordenadora geral do Programa Internacional da Diretoria de Assuntos Internacionais da Capes, Amanda Olímpio de Menezes; a diretora de Relações Internacionais da Capes, Denise Neddermeyer, e a coordenadora geral de Cooperação Internacional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Maria de Fátima Battaglin.

Entre os palestrantes internacionais estão o coordenador adjunto da Penn State University, Jane Larue Reese; a coordenadora da International Daad Academy, Gabriele Althoff; a diretora da Assessoria Internacional de Estudantes e Acadêmicos da Penn State University, Masume Assaf; e o secretário-adjunto geral e diretor de Estratégia e Projetos do Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão, Ulrich Grothus.