UNIJUÍ sedia seminário do Comung sobre Pedagogia da Inovação - Unijuí

UNIJUÍ sedia seminário do Comung sobre Pedagogia da Inovação

A UNIJUÍ está sediando de hoje a sexta-feira (20 a 24 de outubro) o Seminário Pedagogia da Inovação, promovido pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). São ministrantes do seminário Liisa Kairisto Mernaten e Ari Juhani Putkonen, da Universidade de Ciências Aplicadas de Turku, na Finlândia.

São objetivos do seminário proporcionar reflexões e apoiar o desenvolvimento e adaptação de uma pedagogia da inovação em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que integre a utilização de tecnologia no âmbito de abordagens intercurriculares; bem como promover novas abordagens, baseadas numa utilização mais generalizada de métodos pedagógicos inovadores e na utilização de novos dispositivos e ferramentas.

A programação conta com a participação de Pró-Reitores de Graduação; Assessores Pedagógicos; Coordenadores de Licenciaturas e Coordenadores da Área de Empreendedorismo das instituições comunitárias. Pela UNIJUÍ, participam a Vice-Reitora de Graduação, Cátia Nehring; a assessora pedagógica da VRG, Sandra Bado; e as docentes Mirna Ludwig e Eloísa Eickhoff, ambas do Departamento de Ciências da Vida (DCVida); Lucinéia Felipin Woitchunas, do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC); e Cristina Pozzobon, do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng).

Em fevereiro deste ano, uma comitiva de 23 gestores da UCS participou de uma missão acadêmica na Finlândia com o objetivo de conhecer o modelo universitário daquele país. A viagem integrou o módulo internacional do MBA em Gestão Universitária, voltado especialmente para o grupo de gestores da Instituição, a partir da experiência realizada com o MBA de Instituições de Ensino Superior – do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), coordenado pela UCS.

Naquela oportunidade, a comitiva visitou a Universidade de Ciências Aplicadas de Turku, uma instituição que se destaca na utilização de métodos de aprendizagem por projetos e no fomento a práticas relacionadas à inovação, num modelo conhecido como Universidade Aplicada.