Cursos e Programas da UNIJUÍ participam de eventos em Santa Cruz do Sul - Unijuí

Cursos e Programas da UNIJUÍ participam de eventos em Santa Cruz do Sul

Universidade participou de VII Fórum Gaúcho das IES com ações voltadas ao envelhecimento e XI Encontro Estadual de Alunos da Terceira Idade, na Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.

Nos dias 14 e 15 de outubro a UNIJUÍ participou do VII Fórum Gaúcho das IES com ações voltadas ao envelhecimento e XI Encontro Estadual de Alunos da Terceira Idade, na Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.

Com o tema “Envelhecimento, Novos Papéis na Sociedade Contemporânea”, o objetivo do encontro é avançar frente aos desafios do envelhecimento humano, associado à realidade e aos compromissos educacionais e científicos das instituições que trabalham com a terceira idade.

A UNIJUÍ, que participa do Fórum desde a sua fundação, no ano 2000, pela primeira vez levou ao evento com uma delegação significativa. Professores, acadêmicos dos cursos de Educação Física e Psicologia e alunos do Programa Integrado para a Terceira Idade – PITI participaram de palestras, debates, apresentações de pôsteres e trabalhos científicos, oficinas e apresentações artísticas.

Os acadêmicos Pâmera Cador Fortes, Miriam de Oliveira Primon, Tiago Hubert e a Professora Iris Fátima Alves Campus, do curso de Psicologia, realizaram apresentação oral do trabalho “Ação palavra de idoso, palavra para idoso”.

Também foram apresentados, no formato de pôster, os seguintes trabalhos: “Programa Integrado para a Terceira Idade - PITI: quinze anos de experiências” dos acadêmicos da Educação Física e alunos do PITI, Sueli Sartori, Ligia Eder, Ronise Castro Müller, Bianca Larisa Bonmann Scheffrer, Tainan Rosoni e Professor Leopoldo Schoardie Filho; “Oficina de Sentimentos: construção de um trabalho terapêutico através dos contos” dos acadêmicos de psicologia Claudia Scaramussa da Rosa, Melisa Caroline Hermann Dias, Rafael de Siqueira Fredi, Raquel Dickel e Professora Elisiane Felzke Schonardie; e ainda o trabalho “Memória e Transmissão: um lugar para o Idoso na escola” do acadêmico de Psicologia Tiago Robert, o qual foi premiado como melhor pôster do Fórum.

O professor do Curso de Educação Física e Coordenador do PITI, Leopoldo Schonardie Filho, que na ocasião ministrou a oficina “Construção de Movimentos Rítmicos” relata que “os(as) alunos(as) do PITI participaram ativamente de todo o evento com muito entusiasmo, fazendo planos para o próximo encontro que acontece em 2016 na cidade de Canoas/RS”. O professor também faz um agradecimento à Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ, Evelise Moraes Berlezi, por seu empenho, possibilitando a participação da Delegação da UNIJUÍ no Evento.