Curso de Enfermagem representado em evento de Nefrologia - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Enfermagem representado em evento de Nefrologia

 

O Curso de Enfermagem da UNIJUÍ esteve representado no XXVII Congresso Brasileiro de Nefrologia e VI Congresso Luso Brasileiro de Nefrologia, que aconteceram entre os dias 24 e 27 de setembro na Expominas, em Belo Horizonte (MG) e tiveram como tema central “Novos horizontes para a Nefrologia”.

Participaram do evento as Enfermeiras Docentes Eniva Miladi Fernandes Stumm e Eliane Raquel Rieth Benetti e a acadêmica de Enfermagem e Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq Priscila Escobar Benetti. Destaca-se também a presença da egressa do curso de Enfermagem da UNIJUÍ, Simone Kempfer, atualmente Enfermeira Especialista de Produtos da empresa Baxter/Gambro e da Médica Nefrologista Maria Leocádia Padilha, da Unidade Nefrológica do Hospital de Caridade de Ijuí.

Na oportunidade, as participantes apresentaram cinco trabalhos científicos na modalidade de pôster. Dos trabalhos apresentados, três contemplaram resultados parciais de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação em Enfermagem, das enfermeiras egressas Paola Braz Abreu e Cilene Loro Patat; em dois deles foram apresentados resultados de Tese de Doutorado da Enfª Profª Eniva Stumm, relacionada à temática.

A ampla programação do evento possibilitou aos congressistas discussões e reflexões sobre epidemiologia, prevenção e tratamento da Doença Renal Crônica e da Injúria Renal Aguda, bem como das modalidades dialíticas (hemodiálise e diálise peritoneal) e do transplante renal. Além disso, novas tecnologias, equipamentos e materiais, relacionadas à área, foram divulgadas pelos expositores.

Para as docentes Eniva e Eliane, a participação neste importante evento da área possibilita atualização e aquisição de novos conhecimentos, além de proporcionar discussão com diferentes profissionais das diferentes regiões do país. Ademais, foi igualmente importante pelo fato de reunir profissionais de diferentes instituições de assistência à saúde, bem como de universidades, favorecendo, dessa forma, a troca de experiência entre profissionais e estudantes que integraram o evento, o que contribui para a construção do conhecimento.

Para Priscila, participar de um evento desse porte e com tantos profissionais, referências também teóricas da área, possibilitou novos conhecimentos, reflexões sobre a práxis da enfermagem na nefrologia e visualização, em primeira mão, de estudos relacionados a essa especialidade.


 


 

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.