Processo de avaliação do corpo docente da Universidade pelos alunos está aberto - Unijuí

Processo de avaliação do corpo docente da Universidade pelos alunos está aberto

A avaliação pode ser feita através do Portal do Aluno até o dia 02 de novembro.

A UNIJUÍ, por meio da Vice-Reitoria de Graduação e Comissão Própria de Avaliação – CPA, iniciou o processo de Avaliação da Ação Docente pelos discentes das disciplinas do 2° semestre de 2014. O processo de avaliação foi aberto nesta segunda-feira e segue até o dia 02 de novembro.

A avaliação pelo discente é realizada a partir das disciplinas ministradas pelo docente, através do Portal do Aluno, que ocorre a cada semestre. O objetivo é colher as percepções dos acadêmicos em relação às disciplinas, sua função na formação acadêmico profissional; relação com a pesquisa e extensão; questões metodológicas; bibliográficas e de procedimentos do professor no fazer do ensino, enfatiza a  professora Cátia Nehring – Vice-Reitora de Graduação

Para realizar a avaliação o estudante deve acessar o seu portal e avaliar as disciplinas que está matriculado neste semestre. O processo é rápido e sigiloso.

Os dados coletados geram relatórios, os quais constituem um banco de dados, com informações individuais do professor, do curso, do departamento e da Instituição. Estes relatórios são disponibilizados aos gestores para o planejamento das disciplinas.

A coordenadora da CPA, Magna Dalla Rosa destaca a importância da participação do estudante, neste processo avaliativo, na medida em que o mesmo integra o Programa de Avaliação Docente da UNIJUÍ, o que engloba o olhar do aluno, do professor e dos gestores da Instituição, bem como o alinhamento às políticas públicas de avaliação da educação superior estabelecidas pelo SINAES visando o planejamento e qualidade dos diferentes processos da instituição.

Avaliações na Universidade

A autoavaliação tem uma longa trajetória na UNIJUÍ. Contudo, é a partir do início dos anos noventa que este processo se intensifica e se concretiza de forma institucional. A partir de 2004, no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES é institucionalizada a Comissão Própria de Avaliação – CPA, que passa a coordenar o processo de autoavaliação na UNIJUÍ, com a concepção de avaliação enquanto um processo permanente, fortalecendo assim, a prática já tradicional de autoavaliação.

A CPA é responsável pela  coordenação,  sensibilização,  motivação e sistematização processo. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIJUÍ se constitui em um canal entre a universidade, o MEC, o acadêmico, o professor, o técnico-administrativo e de apoio e a comunidade externa. A Comissão é autônoma, não recebe interferência dos gestores da universidade, sendo o Reitor o interlocutor da Comissão em questões de encaminhamento. A partir do Reitor e dos Vice-Reitores os encaminhamentos necessários são efetivados.

A CPA, a partir de 2014 passa a atuar, em conjunto com a Vice-Reitoria de Graduação, na coordenação do Programa de Avaliação Docente.