Normalistas recebem programação especial na UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa - Unijuí

Normalistas recebem programação especial na UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa

XII Encontro de Alunos do Curso Normal da Região reuniu cerca de 200 normalistas.

O Curso de Pedagogia da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa em parceria com a 17ª Coordenadoria Regional de Educação promoveram durante a terça-feira, dia 28, no Auditório Central da Universidade, XII Encontro de Alunos do Curso Normal da Região, uma programação especial em comemoração ao dia da normalista.

O tema do evento foi “A Qualidade de Vida e a Docência” e contou com a participação de quatro escolas da região, Instituto Estadual de Educação Cristo Redentor, Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairú, Instituto Estadual de Educação João XXVIII e Instituto Estadual de Educação Cardeal Pacelli, totalizando cerca de 200 normalistas.

De acordo com a Coordenadora do Curso de Pedagogia do Câmpus Santa Rosa e coordenadora do evento, professora Hedi Maria Luft, a programação foi organizada e pensada com muito carinho, um dia dedicado especialmente a todas as normalistas. “Precisamos comemorar a escolha de ser professor, uma profissão tão importante na vida de todas as pessoas. Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção e cuidado”.

A programação contemplou diversas atividades durante o dia todo. Pela parte da manhã, as normalistas prestigiaram apresentações artísticas realizadas pelas escolas presentes e assistiram a palestra “Ser Professor e a Qualidade de Vida na Profissão Docente”, ministrada pelo coordenador do curso de Educação Física Câmpus Santa Rosa, professor Luiz Serafim de Mello Lói. Ao meio dia foi servido um almoço especial a todos os presentes e realizado um momento de integração através do músico Douglas Medeiros, da Cia Alto Astral. A tarde o evento contemplou oficinas pedagógicas: O Brincar e a Escola, ministrada pela professora Cléia Inês Rigon Dorneles, Jogos Matemáticos, promovida pelas acadêmicas do curso de Pedagogia Graciele Czycza e Sidiane Laís These, A Música e a Infância, ministrada pelas acadêmicas Rubia Elisa Salvador e Rosilei Martins e Hei!!! Deu a Louca nas Histórias Infantis, ofertada pelo acadêmico ludotecário Jefferson Luís Machado.

O Pró-Reitor do Câmpus Santa Rosa, Ariosto Sparemberger, ressaltou a importância do ser professor. “Ser professor é acima de tudo colocar-se ao lado das pessoas, para que estas possam construir a sua emancipação. Aliás, todas as profissões são construídas a partir da ação dos professores. Portanto, entendemos também a necessidade da busca permanente do aprendizado e da formação”.

O encontro também integrou passeio pela Universidade, manifestações artísticas,cantoria, apresentação de talentos, brincadeiras e sorteio de brindes. Na oportunidade as normalistas puderam prestigiar a mostra de trabalhos do V Sarau Literário da Pedagogia, que trouxe contos, mitos e lendas brasileiras e universais, organizado pela professora Lídia Inês Allebrandt e contou com a produção e colaboração dos estudantes do quarto semestre do Curso de Pedagogia de Santa Rosa.