UNIJUÍ se associa ao Projeto “Euro-Brazilian Windows” de intercâmbio na Europa - Unijuí

UNIJUÍ se associa ao Projeto “Euro-Brazilian Windows” de intercâmbio na Europa

Coordenado pela Universidade do Porto em parceria com a UFRGS, projeto concede bolsas de mobilidade a diversas universidades brasileiras, dentre elas a UNIJUÍ.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) sediou nos dias 29 e 30 de outubro reunião de lançamento do projeto Euro-Brazilian Windows (EBW +). Oferecido pelo programa da Comissão Europeia Erasmus Mundus, o convênio vai disponibilizar cerca de 150 bolsas de estudos, com valores mensais entre 1.000 e 2.500 euros, além de passagens e taxa de matrícula, para estudantes e servidores de diversas universidades brasileiras. Como destino, dez instituições europeias, localizadas em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Letônia, França, Suécia e Malta.

A Universidade do Porto (Portugal) é a coordenadora do EBW +, sendo a Ufrgs a instituição co-coordenadora. Educação e Formação de professores, Engenharia e Tecnologia e Artes Criativas (Música, Design, Dança e Cinema) são as áreas contempladas pelo programa. Como requisito básico para participar, é necessário ter nacionalidade brasileira e conhecimento suficiente do idioma de ensino das instituições a que se candidata ou do inglês.

A UNIJUÍ atuará como a representante gaúcha associada ao projeto, de um grupo de 20 instituições de ensino superior europeias e brasileiras e outras 10 instituições associadas. A assessora de Relações Internacionais da UNIJUÍ, Vanderléia de Andrade Haiski, acompanhou a reunião de lançamento do projeto, por meio do qual, segundo ela, estudantes, pesquisadores e pessoal docente e administrativo brasileiros serão selecionados e receberão apoio financeiro para realizar um período de mobilidade ou obter um grau completo na Europa. São dois períodos de chamada, o primeiro aberto em 15 de setembro, com prazo até 15 de dezembro; e uma segunda chamada, de julho a outubro de 2015, e 151 bolsas, sendo 72 na primeira chamada e outras 79 na segunda.

Estudantes da UNIJUÍ podem então se candidatar às vagas do chamado Grupo Alvo 2 (GA2), que contempla doutorado sanduíche, doutorado completo, pós-doutorado e pessoal docente e administrativo; e às vagas do Grupo Alvo 3 (GA3), de mobilidade de graduação e doutorado completo, sendo que neste grupo, o estudante deve comprovar pertencimento a um grupo socialmente vulnerável (por exemplo, pertencente a uma população indígena e estudantes negros. Cabe destacar que, como associada, a UNIJUÍ pode indicar egressos e vinculados a outras instituições de ensino superior para as bolsas.

Mais informações sobre o projeto Euro-Brazilian Windows (EBW +) podem ser obtidas junto ao Escritório de Relações Internacionais da UNIJUÍ (ERI), localizado no prédio da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, no Câmpus Ijuí. O ERI atende pelo fone 55.332.0329 e pelo e-mail eri@unijui.edu.br.