Pibid UNIJUÍ realiza III Seminário Institucional - Unijuí

Pibid UNIJUÍ realiza III Seminário Institucional

O III Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid/UNIJUÍ foi realizado na tarde desta sexta-feira, 21, no Salão Azul do Câmpus Ijuí.

O destaque da programação foi a palestra intitulada "Espaços formativos no PIBID - Escola de Educação Básica e Universidade", com a professora Drª Cátia Nehring, Vice-Reitora de Graduação, tendo como  mediadora a professora Drª Maria Cristina Pansera de Araújo. Na sequência, foi realizada a socialização de experiências, vivências e reflexões sobre o processo e as ações desencadeadas pelo Pibid UNIJUÍ.

Conforme destacou a coordenadora institucional do Programa, professora Marli Dallagnol Frison, o Seminário é mais uma das ações planejadas, coletivamente, envolvendo a Coordenação Institucional, Coordenadores de Subprojetos, Supervisores e Equipes Diretivas das Escolas parceiras do Pibid UNIJUÍ, Vice Reitoria de Graduação e de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão. “O III Seminário Institucional do Pibid UNIJUÍ se constitui em mais um espaço e tempo de formação acadêmico-profissional oferecido aos estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade, que cria condições para reflexões sobre o ser e o constituir-se professor, tendo como referência os desafios expressos pela multiplicidade dos saberes e conhecimentos que passam a fazer parte do cotidiano escolar e que precisam ser melhor compreendidos pelos que fazem a escola: estudantes, pais, funcionários, professores e equipes diretivas e, também, pelos licenciandos e professores responsáveis pela formação de novos professores”, destacou a coordenadora.

O Programa

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Os projetos promovem a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

São bolsistas do Programa 74 estudantes de graduação nas áreas das seguintes licenciaturas: Ciências Biológicas, História, Educação Física, Letras – Inglês, Letras – Português, Matemática e Pedagogia.

A coordenadora institucional do Programa, Marli Dallagnol Frison explica que a finalidade do Pibid é promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Isso, conforme observa, favorece a articulação da universidade com a escola e a comunidade, marca que caracteriza a história da UNIJUÍ. “O Pibid está fortalecendo parcerias entre professores em formação inicial e professores em exercício, da universidade e da escola. Nessa interlocução, o grande desafio é o desenvolvimento de ações que venham a qualificar a formação acadêmica dos licenciados e atuação dos professores que já se encontram em exercício. Esse Programa está sendo desenvolvido em parceria com a 36ª Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação do município de Ijuí”, complementa.