UNIJUÍ mantém conceito excelente em avaliação do MEC - Unijuí

UNIJUÍ mantém conceito excelente em avaliação do MEC

A UNIJUÍ manteve o conceito geral com nota 4, em uma escala de 1 a 5 no Índice Geral de Cursos (IGC).

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no dia 17 de dezembro, os dados do Índice Geral de Cursos (IGC). A UNIJUÍ manteve o conceito geral com nota 4, em uma escala de 1 a 5. Os resultados apresentados agora são referentes ao grupo de cursos que realizaram o ENADE em 2013. A composição da nota IGC Institucional, considera a nota do ENADE e do Conceito Preliminar do Curso - CPC.

O Índice Geral dos Cursos (IGC) é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, após a divulgação dos resultados do ENADE.

O MEC também divulgou os resultados do Conceito Preliminar dos Cursos de Graduação (CPC), aos cursos que participaram do ENADE no ano passado (confira abaixo os resultados de cada curso).

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é a nota final de qualidade dada pelo MEC aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. A nota varia de 1 a 5, e é composta a partir dos resultados obtidos pelos estudantes no ENADE, do percentual de professores mestres e doutores, dos recursos didático-pedagógicos utilizados e das instalações físicas da instituição. Já o Enade é a prova feita anualmente pelo MEC, com o objetivo de acompanhar o processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes concluintes.

A Vice Reitora de Graduação, professora Catia Maria Nehring, parabeniza a todos os envolvidos nesse processo, coordenadores de curso, professores, técnicos administrativos e de apoio e principalmente os estudantes, que reforçam a qualidade do processo de formação, desenvolvido na Instituição. "Todas as avaliações externam nos últimos anos estão mostrando que estamos no caminho certo, da permanente busca de qualidade acadêmica. Ainda temos muito a fazer, mas com certeza, com a implicação e responsabilização de todos, estamos fazendo o papel de nossa Instituição, de contribuição para o desenvolvimento regional pela educação", avalia.