Museu Antropológico Diretor Pestana busca cada vez mais se aproximar da comunidade - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Museu Antropológico Diretor Pestana busca cada vez mais se aproximar da comunidade

 
 

O Museu Antropológico Diretor Pestana é considerado uma referência para a comunidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, tendo se consolidado como um espaço de pesquisa e representação da cultura e memória local.

Se destaca o fortalecimento na relação com a comunidade externa na organização dos eventos realizados pelo Museu, através do expressivo leque de serviços disponibilizados ao público, principalmente relacionados às exposições temporárias e itinerantes, conquistando assim, novos espaços e tendo maior visibilidade junto à sociedade de Ijuí e região.

A exposição permanente do Museu ocupa um espaço de 491metros quadrados e tem por objetivo registrar a trajetória do homem em Ijuí e região, retratando aspectos históricos e culturais dos povos do período pré-missioneiro, do período missioneiro, dos povos indígenas atuais do Rio Grande do Sul e dos demais povos que colonizaram a região. Já no espaço de exposições temporárias, o Museu desenvolve inúmeras atividades, abordando temáticas de interesse da comunidade e recebendo um número expressivo de visitantes, especialmente de escolas.

A Diretora do Museu, Stela Zambiazi de Oliveira, concedeu entrevista ao Comunic@, fazendo uma avaliação do ano de 2014 e falando dos planos para o próximo ano:

- Como você avalia as ações desenvolvidas em 2014?

No ano de 2014, o Museu realizou diversas ações culturais como forma de promoção e incentivo à cultura, com a intenção de disseminação de seus conteúdos, interagindo com a sociedade. A ação cultural no Museu tem contribuído, através de reflexões constantes e troca de informações, para o desenvolvimento da sociedade. Tornar o Museu cada vez mais próximo da comunidade é uma tarefa constante em nossos planos e as ações desenvolvidas vêm refletindo uma relação de plena convivência e familiaridade.

- Como está o trabalho da Associação de Amigos do Museu?

A Associação de Amigos do Museu se constitui fundamental no apoio às atividades do Museu, tanto no que diz respeito à busca de integração com a comunidade, quanto em relação a projetos e eventos promovidos pelo Museu no resgate e preservação da memória. Está focada em ser, além de um mecanismo de fomento, um dos vetores de interação social. Não somente pretendemos que a integração com a sociedade seja expressa em números de visitantes, mas também em índice de colaboração pela própria comunidade.  

- Quais são as exposições já confirmadas para o começo de 2015?

Temos realizado nossas exposições com inovação, proporcionando aprendizagem ao visitante através de momentos de reflexão, incluindo também os anseios sociais, que a comunidade quer ver expressos em nossos trabalhos. Procuramos valorizar o lado educativo da exposição, por meio de uma integração maior com os visitantes através de debates, palestras e oficinas. A exposição de Longa Duração, que retrata a caminhada do homem em Ijuí e região, está sempre ativa para receber o público, mostrando nossa cultura regional. Nossas propostas para exposições temporárias no primeiro semestre terão como eixos temáticos: as Mulheres no mês de março; o Índio, nos meses de abril e maio, e a VIII edição da Conhecer para Preservar, que abordará as estações do ano, no período de junho e julho.

- De que forma o Museu pretende continuar aproximando a comunidade de seus projetos?

O Museu é um espaço de diálogo, primando pela construção de um trabalho sério e enriquecedor, estabelecendo e reforçando parcerias tanto de caráter interno como externo, refletindo suas necessidades, problemáticas e aspectos culturais em geral. Além disso, pretende, cada vez mais, fortalecer a relação com a comunidade na organização/execução dos eventos promovidos pelo Museu, através do expressivo leque de serviços disponibilizados ao público, seja através de exposições, programas educativos, palestras, oficinas, pesquisa, publicações e demais atividades culturais.

- Quais as principais ações programadas para 2015?

O Museu tem um acervo riquíssimo e em constante avaliação e crescimento sobre Ijuí e região, e como ambiente de fomento cultural e educacional, dialogando com os mecanismos formais, pretendemos ser um meio não apenas de transmissão, mas também de produção de conhecimento, contribuindo ainda mais com o desenvolvimento de nossa sociedade. Para 2015 várias ações serão disponibilizadas com o intuito de interação com a comunidade. Entre elas podemos citar tanto a Exposição de Longa Duração, como as Exposições Temporárias e Itinerantes, juntamente com as atividades relacionadas aos temas trabalhados, que incluem as oficinas e palestras. O Cine AIPAN, sempre na 1ª quarta-feira de cada mês, terá continuidade no próximo ano.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.