Rondonistas da UNIJUÍ se preparam para Operação Porta do Sol - Unijuí

Rondonistas da UNIJUÍ se preparam para Operação Porta do Sol

A equipe atuará nas áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho, na cidade de Itabaiana/PB, de 25 de janeiro a 06 de fevereiro de 2015.

Para a atuação em Itabaiana o grupo passa por uma capacitação que inclui o planejamento geral das ações a serem desenvolvidas. As atividades realizadas nesse processo vão deste a sistematização das informações sobre o município obtidas quando da viagem precursora, realizada no mês de novembro, até a definição e construção das ações e oficinas nos aspectos teóricos, práticos e metodológicos.

Pela definição do cronograma geral das ações a equipe atuará com cerca de 30 oficinas, para distintos públicos distribuídos entre o meio urbano e rural, nas diferentes áreas de conhecimento, dentre as quais: Segurança do Trabalho, Corpo, Trabalho e Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional, Fotografia Meio Ambiente e Patrimônio Arquitetônico, Agropecuária de Subsistência, Produção de Materiais Informativos e Pedagógicos em Cidadania e Saúde, Hortas Orgânicas Agroecológicas e Ecodesign. Nessa última inclui-se a criação de uma lixeira com garrafas pet, cujo protótipo foi desenvolvido em uma das reuniões da capacitação.

Além disso, a equipe da Unijuí e a da Universidade Estadual do Norte do Paraná realizarão atividades conjuntas, como na abertura do Projeto Rondon no município, na Noite Cultural, na Rua do Lazer, em Ações de Cidadania, Saúde e Socioambientais e no encerramento das atividades em Itabaiana.

O processo de capacitação do grupo integra as atividades previstas no Projeto de Extensão Universitária “Ações Multidisciplinares: construção de soluções para o desenvolvimento com sustentabilidade” e está sob a coordenação dos professores Paulo Ernesto Scortegagna e Leonir Terezinha Uhde e do qual participam os seguintes acadêmicos e seus respectivos cursos: Camila de Azevedo Rodrigues (Design),Cristiane Grumicker (Comunicação Social), Michelle Oppermann Lopes e Patricia Carvalho Gindri(Medicina Veterinária) Fábio do Prado Pena (Engenharia Civil), Marciele Vargas Gomes e Cristiane Tarine Müller Girotto (Nutrição) e Tchiago Brigo (Educação Física).