UNIJUÍ recebe aprovação da Capes para doutorado em Modelagem Matemática - Unijuí

UNIJUÍ recebe aprovação da Capes para doutorado em Modelagem Matemática

A UNIJUÍ recebeu nesta segunda-feira, 22 de dezembro, aprovação por parte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a implantação, já em 2015, do Programa de Doutorado em Modelagem Matemática.

O projeto havia sido aprovado em julho pelo Conselho Universitário e encaminhado à Capes para apreciação. Com a aprovação deste programa, a UNIJUÍ passa a ofertar seu segundo doutorado, visto que já possui outro na área de Educação nas Ciências.

A Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Evelise Moraes Berlezi, destaca a importância, para a UNIJUÍ, da aprovação de seu segundo programa de doutorado, o que traz grande repercussão para a área da pesquisa e reforça o papel da Universidade enquanto uma instituição de referência na região pela sua excelência acadêmica. Além do doutorado em Modelagem Matemática, agora aprovado, a Universidade também aguarda parecer da Capes para a implantação de um terceiro programa, na área do Desenvolvimento.

Estes novos projetos de doutorado vêm ao encontro da proposta de verticalização do processo de formação acadêmica, o que já acontece por meio dos cinco programas de mestrado em andamento, nas áreas de Desenvolvimento; Modelagem Matemática; Educação nas Ciências; Direitos Humanos; e Atenção Integral à Saúde, este último em parceria com a Unicruz. Pelas regras do Ministério da Educação, as instituições de ensino superior devem ofertar pelo menos cinco mestrados e dois doutorados para a manutenção do status de universidade.

O projeto de Doutorado em Modelagem Matemática foi discutido e desenvolvido a partir da formação de uma comissão interna de docentes do programa, que produziu uma proposta que percorreu um longo caminho, sendo analisada e aprovada em quatro instâncias internas: o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática, o Colegiado do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), as Câmaras de Administração e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e, finalmente, o Consu. O projeto prevê a oferta de 10 vagas anuais e está estruturada em 48 créditos, sendo 16 Créditos em Disciplinas Obrigatórias (totalizando 5 disciplinas); 24 créditos em Pesquisa Aplicada, que compreende as disciplinas de Trabalho de Pesquisa I, II e III, Exame de Qualificação e Tese; 8 créditos em Disciplinas Eletivas que correspondem a 4 disciplinas a serem escolhidas pelo aluno/orientador a partir de um rol de 28 disciplinas disponíveis para o Programa. A expectativa é que o primeiro processo seletivo ocorra ainda no primeiro semestre de 2015.

Segundo a coordenadora do Programa, professora doutora Airam Sausen, o Corpo Docente recebeu com muita satisfação a aprovação do Doutorado em Modelagem Matemática. "Esta notícia vem coroar o trabalho realizado pelo Programa, que completou 20 anos em agosto de 2014, o empenho de um grupo de pesquisa que trabalhou com espírito de equipe e união para a aprovação deste projeto, e da própria UNIJUÍ que sempre apoiou e incentivou o desenvolvimento da pesquisa de qualidade dentro da Instituição".