Rede Leite e cooperativas do Noroeste decidem elaborar documento às entidades públicas - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Rede Leite e cooperativas do Noroeste decidem elaborar documento às entidades públicas

 

 

Câmpus da UNIJUÍ sediou reunião da Rede Leite e Emater/RS – Ascar de Ijuí.

Deverá ser entregue nos próximos dias a prefeitos e entidades ligadas ao setor leiteiro um documento que tem o objetivo de evitar que o pequeno agricultor permaneça “desprotegido” no cenário brasileiro de produção de leite. A decisão de elaborar o documento foi tomada nesta quarta-feira, 04, em Ijuí, durante encontro promovido pela Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar de Ijuí e Rede Leite - Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do Rio Grande do Sul. O encontro foi realizado no Salão Azul, no Câmpus da UNIJUÍ.

O documento deverá conter a opinião da Rede Leite e representantes de cooperativas sobre a atividade leiteira, considerada uma das que mais promove a coesão social. Deverão endossar o documento representantes das nove instituições que fazem parte da Rede Leite: Embrapa, Emater/RS-Ascar, Unicruz, Unijuí, UFSM, Fepagro, Instituto Federal Farroupilha – campus Santo Augusto, Cooperfamiliar e Associação Gaúcha dos Empreendimentos Lácteos (Agel).

Também há expectativa de que o documento possa oferecer à sociedade clareza na interpretação de leis, pois ainda há confusão entre o que, de fato, é legal, e o que se apregoa que é. Outro ponto que deverá ser abordado no texto é a falta de clareza, de parte da indústria, no processo de coleta e análise das amostras de leite, razão pela qual o agricultor fica com dúvida em relação à veracidade dos testes.  

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.