Professores da Rede Sinodal participam de atividades em laboratórios da UNIJUÍ - Unijuí

Professores da Rede Sinodal participam de atividades em laboratórios da UNIJUÍ

Encontro da rede, promovido pelo CEAP, trouxe professores do Estado, de Santa Catarina e do Uruguai para atividades na UNIJUÍ.

Professores de escolas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Uruguai, que integram a Rede Sinodal de Ensino, participaram, na tarde desta sexta-feira, de atividades no Câmpus da UNIJUÍ.

Em grupos, os docentes participaram de oficinas em diversos laboratórios utilizados por cursos da saúde e ciências agrárias da Universidade.

No encontro, denominado “Curso de Química, Física, Biologia e Ciências Naturais”, promovido pelo CEAP, escola de Ijuí que integra a rede, os professores tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento de Laboratórios de “Águas e Afluentes”, de “Fisiologia Celular”, “Análise de Combustíveis” e de “Solos”.

Segundo Enedina Marlene Budel Casalini, professora de Química e orientadora educacional do CEAP, o encontro foi importante para fortalecer a relação entre a escola e a Universidade. “Optamos por trazer os professores da rede para interagir e ouvir as explicações sobre os laboratórios da Universidade, pois muitos alunos do CEAP passam a ser alunos da UNIJUÍ. Essa parceria é significativa e é sempre importante valorizar o que é nosso, como a UNIJUÍ”, salienta.

Na manhã de sexta-feira, o professor Dr. Otávio Aloisio Maldaner da UNIJUÍ ministrou a palestra “Significação conceitual a partir de temáticas e objetos referentes de estudo”. O projeto Física para Todos também participou de atividades do encontro.

Em vídeo, confira um pouco do que foi a atividade

E neste sábado, o encontro segue com uma série de oficinas, algumas ministradas por professores da UNIJUÍ, como: “A Investigação e a pesquisa”, com Marisa Frizzo; “Metodologia Científica”, com Sidinei Pithan da Silva”, “Produção de repelente”, com Daniela Pereira e Angélica Moreira; “Microscopia”, com Volnei Teixeira e “Herborização”, com Mara Tissot Squali..

De acordo com a professora Anagilda Gobbo, chefe do Departamento de Ciências da Vida (DCVida) da UNIJUÍ, essa integração é importante para a Universidade. “Muitos professores são egressos da Universidade, assim como muitos alunos da rede serão nossos alunos. Essa troca permite trabalharmos a formação do Ensino Médio, formação de professores e também do Ensino Superior”, complementa.