Projeto do Poder Judiciário contemplará estudantes do curso de Direito da UNIJUÍ - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projeto do Poder Judiciário contemplará estudantes do curso de Direito da UNIJUÍ

 
 

Projeto Escola de Sentenças ministrada pelo Juiz Adalberto Narciso Hommerding, tem o objetivo de desafogar as demandas do Poder Judiciário.

Os estudantes do Curso de Direito da UNIJUÍ estão participando desde a última semana, de aulas práticas do direito, aprendendo como analisar um processo e como proferir uma sentença judicial, através do Projeto Escola de Sentenças ministrada pelo Juiz Adalberto Narciso Hommerding, no Câmpus Santa Rosa. 

O objetivo do projeto é contribuir para desafogar as demandas do Poder Judiciário e fazer com que os alunos possam ter contato com a prática do direito, cumprindo, desta forma, a função social da instituição de ensino e do curso de Direito ao estarem inseridos na comunidade para auxiliar na prestação jurisdicional.

De acordo com o Juiz não é novidade que o Poder Judiciário não dá mais contas nas demandas que tem de processar e julgar. A Universidade e as demais instituições de ensino podem contribuir para resolver o problema da litigiosidade e da mora jurisdicional, bem como o da necessidade de a jurisdição dar boas respostas.

“Penso que os escritórios modelo vêm cumprindo importante papel ao destrinchar e encaminhar demanda represada, prestando importante auxílio jurídico e judiciário a quem não tem condições de arcar com advogado. As instituições de ensino do direito podem, porém, contribuir também para o desafogo do Judiciário, colaborando para a prolação de sentenças, decidindo o direito daqueles que o submetem ao crivo jurisdicional. O projeto, da forma como pensado, contribui com os acadêmicos e com a universidade, capacitando os acadêmicos para a vida profissional, pois terão uma aproximação com a prática forense e a compreensão mais aprimorada dos procedimentos, das fases do processo e das peças processuais. São beneficiados, enfim, a comunidade, as instituições de ensino e o Poder Judiciário”, ressalta Adalberto. 

Para a Coordenadora do Curso de Direito, professora Francieli Formentini esse projeto é extremamente inovador, possibilitando maior contato dos acadêmicos com a prática jurídica, uma vez que eles têm acesso aos processos judiciais e possibilidade de estudá-los com profundidade, com o acompanhamento direto do Dr. Adalberto. Aulas teóricas e práticas, bem como a elaboração de minutas de sentenças contribuem muito para o aprimoramento dos acadêmicos, bem como na formação crítica do direito. 

O Projeto contemplará a participação dos alunos envolvidos como atividade complementar, com duração de determinado número de horas, exigência feita pelas instituições de ensino. Os estudantes dos cursos de Direito envolvidos no projeto são das Instituições de Ensino da UNIJUÍ, URI e Fema.



 


 

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.