Reitores de IES comunitárias debatem situação do Fies com a Bancada Gaúcha em Brasília - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Reitores de IES comunitárias debatem situação do Fies com a Bancada Gaúcha em Brasília

 
 

O Reitor Martinho Kelm esteve em Brasília na terça-feira, 28 de abril, onde participou de uma audiência com o Ministro Miguel Rossetto, da Secretaria Geral da Presidência da República, para tratar sobre o FIES. 

A audiência foi organizada pela Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), juntamente com outras entidades representativas de instituições de ensino superior. O secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, também participou do encontro.

A situação do Fies também foi pauta de reunião que aconteceu no final da tarde, entre os representantes das universidades comunitárias com deputados e senadores da bancada gaúcha. O Reitor Martinho Kelm se pronunciou em nome das instituições comunitárias gaúchas, destacando que a União não paga os gastos das universidades com o financiamento estudantil há cinco meses. O cenário das universidades comunitárias para 2015 é dramático e desesperador, pois grande parte das receitas dessas instituições vem do Fies.

O Reitor também destacou a importância da normatização do estatuto das comunitárias, acrescentando que estas sempre assumiram seu papel no apoio a projetos governamentais na área da educação, e que as IES comunitárias são favoráveis à adoção de novas regras para novos contratos de financiamento. No entanto, precisam que o governo cumpra com os contratos e compromissos. No Rio Grande do Sul, 70% dos alunos de ensino superior estão matriculados em universidades comunitárias, ou seja, públicas e não estatais.    

Fotos: Assessorias de Imprensa dos Deputados Giovani Cherini e Darcísio Perondi



 


 

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.