Empresários da região apoiam a Unijuí na implantação do curso de Medicina - Unijuí

Empresários da região apoiam a Unijuí na implantação do curso de Medicina

Reitor Martinho Luís Kelm esteve reunido com empresários de Ijuí e Panambi na última semana.

Na última semana o Reitor da Unijuí, Martinho Luís Kelm, esteve reunido com empresários da Ijuí e Panambi, para tratar sobre o curso de medicina e a mobilização para reverter o resultado em favor da Universidade.

Na quinta-feira, o Reitor esteve em Panambi, na sede da Associação Comercial e Industrial. Participaram do encontro o prefeito, Miguel Schmitt-Prim, o vice-prefeito, José Luiz de Mello Almeida, o presidente da ACI, Robson Luciano Cordeiro Pazze, o representante da Associação Médica da cidade, Antonio Itacir da Silva Rocha e o administrador do Hospital de Panambi, Vilmar Scherer. Além de outros empresários de diversos setores da comunidade.

Em Ijuí, foi realizada uma reunião na sede da Associação Comercial e Industrial (ACI), na sexta-feira, com a presença dos empresários de diversos setores e da diretoria da ACI, entidade presidida por Walter Joel de Moura. Também estavam presentes Clóvis de Jesus, da Câmara de Dirigentes Lojistas e Élio Quatrin, do Sindilojas.

Nos dois encontros o professor Martinho Luís Kelm relatou a situação do edital do curso de medicina em Ijuí, e a importância do apoio de todos os segmentos ao projeto da Unijuí. “Nunca paramos de investir na área da saúde e de mobilizar a comunidade para a implantação do curso de medicina em Ijuí. Se não tivéssemos feito uma forte mobilização, Ijuí não teria sido escolhida pelo Ministério. Quem esteve em Ijuí, formando professores e profissionais de diversas áreas? Quem investiu ao longo da história em Ijuí e região Noroeste? Acredito na reversão do resultado e, independentemente do que o MEC considerar, nós continuaremos aqui”, observou o Reitor Martinho Luís Kelm.

Notas

Na última sexta-feira o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou para a Unijuí a memória de cálculo que foi utilizado como base de análise da instituição no edital para o curso de medicina. Também foram detalhados os resultados da experiência regulatória, que envolve o histórico de avaliações do MEC sobre cursos e a instituição. Nesta análise, a UNIJUÍ teve atribuído o índice 7,2 enquanto a sua oponente teve nota 2,2. Este primeiro índice representa toda a história da instituição na área de saúde e o peso de ser uma Universidade.

Os dados só foram divulgados após decisão judicial da 2ª Vara Federal do Distrito Federal, concedida na última segunda-feira. O MEC teve que disponibilizar para a Unijuí e para todas as outras instituições participantes do edital para oferta de curso de medicina, a memória de cálculo, contendo os números utilizados como base para a escolha das instituições de ensino superior que poderão implantar novos cursos nas 36 cidades brasileiras, pré-selecionadas, entre elas, Ijuí.

Além disso, o MEC também teve que estabelecer um novo prazo de recurso para as instituições que contestam o resultado preliminar do edital. A nova data para protocolar o recurso é 5 de agosto, sendo que o resultado final deverá ser divulgado em 22 de setembro.