Museu e Curso de Jornalismo desenvolvem projeto Olhares sobre a Cidade - Unijuí

Museu e Curso de Jornalismo desenvolvem projeto Olhares sobre a Cidade

Imagens fotográficas sobre a cidade de Ijuí foram registradas pelos alunos do Curso de Comunicação Social - habilitação Jornalismo da UNIJUÍ, para a disciplina Produção de Foto II, do sétimo semestre.

O projeto foi coordenado pela professora Lara Nasi e ocorreu a pedido do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP/FIDENE), de forma que atendesse uma antiga demanda: a atualização das fotografias dos espaços e construções de referência em Ijuí, para uso em pesquisas, o que, de acordo com a professora e coordenadora, proporcionou uma atividade muito produtiva e estimulante.

“Parte da avaliação final de Produção de Foto II foi um novo olhar dos estudantes sobre as cidades em que vivem. A proposta foi resultado de uma parceria com o Museu Antropológico Diretor Pestana, que buscou o curso para atualizar seu acervo fotográfico sobre a cidade. A partir de sugestões da equipe do museu sobre locais a serem fotografados, como igrejas, hotéis, prédios públicos, hospitais, rodoviária, os alunos também sugeriram novos lugares, e alguns propuseram fotografar outras cidades, além de Ijuí. Nas aulas, buscamos referências na fotografia arquitetônica e a proposta foi lançar um olhar criativo para o que muitas vezes nossos olhos já estão acostumados, com detalhes que nos passam despercebidos. Os resultados foram muito interessantes e agora passam a integrar o acervo do museu”, destaca a professor Lara Nasi.

Das imagens registradas, 176 foram selecionadas para a preservação e difusão no MADP, que contam com a autoria dos alunos Adriane Hanke, Ediani Oliveira, Fernanda Mellitz , Cristiane Grumicker, Paola Alves Machado, Pedro Urbana da Silva Junior, Rafael Andrade , Suelen Haupt e  Valdenir Marques.

Legendas das fotos: Usina Velha, por Rafael Andrade; Penitenciária Modulada, por Pedro Urbano da Silva; e Antiga Rodoviária, por Paola Alves Machado.