Câmpus Panambi destaca trabalhos de estudantes do ensino médio, universitários e egressos da Unijuí - Unijuí

No câmpus Panambi, o Salão do Conhecimento conta com a exposição de trabalhos desenvolvidos pelos cursos de Administração e Engenharia. O evento reúne pesquisas e projetos que fazem a diferença para a comunidade.

O Salão do Conhecimento movimenta os quatro câmpus da Unijuí, com espaços para socialização de pesquisas em diferentes áreas. Um dos trabalhos em exposição no evento é do curso de Administração, desenvolvido pelas estudantes Bárbara Nestler e Eduarda Tomczak.

A pesquisa das alunas faz uma análise da evolução de preços da cesta básica de Panambi. “Esse projeto ajuda as famílias de baixa renda a se programarem. Mensalmente é feita a coleta de 51 produtos de variadas marcas e preços em três mercados de Panambi, mas em outras cidades também. A cesta deve conter alimentos suficientes para uma família de quatro pessoas durante o período de um mês, então fazemos a média dos valores. Com a pesquisa observamos, por exemplo, que Panambi é o local com o preço mais alto dos produtos da região”, afirma a estudante Bárbara Nestler, ressaltando a importância da pesquisa para a comunidade.

Na área de Engenharia há projetos como o do aluno Max Zambra, que pesquisou o “Dimensionamento de um propulsor a jato para aeromodelo”, que tem como objetivo popularizar, divulgar e disponibilizar esse propulsor para quem quiser produzir o próprio modelo. “Esse propulsor caiu em desuso, mas agora, com a melhora da tecnologia de materiais, é uma opção a mais dentro da parte de aviação. E o diferencial é poder usar combustíveis diferentes”, destaca o estudante de Engenharia Mecânica.

O ensino médio também esteve presente no evento em Panambi com o projeto “Luminárias Leds, características encontradas para implantação em sistemas fotovoltaicos”, criado pelas alunas Vanessa Conrad e Naira de Oliveira, do primeiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire de Panambi. Egressos e colaboradores também participaram da mostra de trabalhos, Aline Urnau, apresentou “O processo de avaliação de desempenho da Unijuí – Campus Panambi: um estudo ao ponto de vista dos seus colaboradores”, no qual obteve um resultado satisfatório e através deste estudo o desempenho de todos pôde ser aperfeiçoado.

Para o Pró-Reitor do câmpus Panambi, Nelson Thesing, o Salão do Conhecimento mostra o quando a pesquisa e a extensão são fundamentais: “A qualificação do processo que a instituição busca é estabelecer competência, e só é possível mediante a presença muito forte marcante da pesquisa, como a gente está constatando nessa hora pelo Salão do Conhecimento”.

Somando este conhecimento no Campus Panambi, é uma oportunidade para estudantes e professores mostrarem á sociedade seus projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Texto: Daniella Rigodanzo Koslowski, estudante de Jornalismo da Unijuí