Debate sobre o desenvolvimento da cidade de Santa Rosa no Salão do conhecimento - Unijuí

Debate sobre o desenvolvimento da cidade de Santa Rosa no Salão do conhecimento

Atores sociais da cidade de Santa Rosa participaram do debate que trouxe como temática UniverCidade.

Na noite de quinta-feira (01), o grande destaque do Salão do Conhecimento na UNIJUÍ foi um debate sobre a cidade de Santa Rosa, com a participação da associação de bairros, entidades, poder público, acadêmicos e professores.

Estiveram presentes no debate, proporcionado pela professora Célia Clarice Atkinson: o Pró-reitor da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, o funcionário do IBGE Thiago Beniz Bieger, representando o Bairro Timbaúva, José Luis Ferreira Lopes, o Secretário Municipal do Desenvolvimento Sustentável, José Fernando Borella, além dos estudantes do câmpus Santa Rosa e também os acadêmicos da FEMA.

A professora Célia trouxe como temática principal a UniverCidade. Seu projeto de extensão trouxe ao debate as ações comunitárias multidisciplinares, como a construção de soluções socioambientais para o desenvolvimento local. Seu objetivo principal foi promover o debate a partir de análises da composição populacional a sua distribuição espacial, as demandas e as realidades dos bairros e suas repercussões nas políticas públicas, decorrente dos projetos e ações do poder público e os desafios para a extensão e as pesquisas na universidade.

Na oportunidade o debate iniciou com Thiago, apresentando o trabalho desenvolvido pelo IBGE. Um dos destaques primordiais foi que Santa Rosa é a cidade que mais se desenvolveu em todo o Rio Grande do Sul, tendo um aumento significativo nos últimos 30 anos, onde atualmente moram 72 mil habitantes. Dando continuidade José Luis destacou que o Bairro Timbaúva era uma região pouco conhecida, mas que com a chegada da UNIJUÍ, fez com que aumentasse os moradores ao seu redor, tornando-a assim mais conhecida.

O Secretário Municipal do Desenvolvimento Sustentável, relatou que atualmente existem três grandes mudanças que farão com que a região aumente o fluxo e consequentemente a população. Sendo elas, a hidroelétrica de Alecrim, a ponte internacional em um dos Portos Mauá/Xavier e o aeroporto regional de Santa Rosa. Dessa forma se constituirá uma nova realidade do que se está acontecendo e o que irá acontecer no noroeste do RS.

Texto e foto: Mariele Greff, estudante de Jornalismo da Unijuí.