Evento destaca os vencedores e participantes da 1ª Olimpíada Empreendedora - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Evento destaca os vencedores e participantes da 1ª Olimpíada Empreendedora

 
 

A Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí realizou na tarde de terça-feira mais uma edição do Ciclo de Formação para Pesquisa, com o tema “Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo”. O evento marcou o encerramento da primeira edição da Olimpíada Empreendedora, com a entrega de certificados e premiações aos participantes.

O tema “Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo” foi abordado pelo professor Remi Antônio Dama, do curso de Administração. “O empreendedorismo é um conjunto de comportamentos e hábitos que podem ser adquiridos, praticados e reforçados nos indivíduos. Tinha um conceito de que o empreendedor já nascia pronto. Não é assim. Nós podemos nos tornar empreendedores. De que forma? Agindo de uma forma empreendedora, desenvolvendo atitudes empreendedoras, inovando. Isso é importante, fazer de uma forma diferente”, destacou o palestrante do Ciclo, acrescentando que o empreendedorismo gera crescimento econômico e desenvolvimento social. “Ele gera coisas novas, novas empresas, que por sua vez geram novos empregos, melhor qualidade de vida”.

Após o Ciclo de Formação, foi realizada a cerimônia de premiação das equipes participantes e vencedoras da 1ª Olimpíada Empreendedora da UNIJUÍ, desenvolvida entre os meses de setembro e novembro, com o objetivo de transformar ideias em negócios e buscar a solução de problemas para o munícipio de Ijuí. A Olimpíada instigou a proposição de ideias para quatro áreas do município de Ijuí, sendo elas: produtos culturais; comércio eletrônico; meio ambiente: reciclagem e tratamento de resíduos; e espaços urbanos e qualidade de vida. Os grupos tiveram de entender o problema proposto, buscar a solução, viabilizando, para isso, um plano de negócios. Para isso, contaram com a orientação da Unijuí e da empresa Semente Negócios – Educação Empreendedora, de Porto Alegre.

O projeto resultou em nove equipes finalistas, que apresentaram seus projetos para uma banca no dia 14 de novembro. A avaliação dos projetos seguiu critérios como originalidade, impacto econômico, adequação ao mercado, clareza da proposta e impacto socioambiental.

Duas equipes se classificaram em segundo lugar na Olimpíada: Equipe e-colmeia.com, integrada por Átila Cordeiro Biolchi, Guilherme Spindler Lohmann e Josseimar Altíssimo Conrad; e equipe Home Food, composta por Ana Luíza Kierepka Macedo, Anadara dos Santos, Mateus Schmidt Hoffmann e Tamires Vanessa de Oliveira. O primeiro lugar ficou com a equipe InfoBus, integrada por Bruna Schneider Padilha, Guilherme do Carmo Leoni, Pablo José Pavan, Rodrigo Marcel Gottin e Janiel Ceretta Foletto.

Receberem o certificado de participação as demais equipes: Equipe Atitudes Eco: Angélica Monique Boehm, Darlei Elias Schiling e Everton Tiago Fornari; Equipe Cine Ijuí: Gustavo Bigolin; Equipe Compostas Ijuí: Carine Feldhaus e Tainara Letícia Zientarski; Equipe Meu Bairro tem Pracinha: Karla Leticia Morais da Silva; Equipe Pense Limpo: Cristiane Lamberty, Elizandra Cristiane Pinheiro da Silva, Francelino Sanhá, Laura Marcondes Modesti e Rosecleia Oliveira dos Santos; e Equipe Rotas do Lixo: Jessica de Almeida Berlezi e Vitor Emanuel Flores Reginatto.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.