Diretor de Planejamento e Projetos Especiais da CEEE visita laboratórios da Unijuí - Unijuí

César Luis Baumgratz visitou o Grupo de Automação Industrial e Controle (GAIC), do Departamento Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng).

Na tarde desta terça-feira, o diretor de Planejamento e Projetos Especiais da Companhia Estadual de Energia Elétrica - CEEE, César Luis Baumgratz, esteve na Unijuí visitando a estrutura do Grupo de Automação Industrial e Controle (GAIC), do Departamento Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng).

A visita teve o objetivo de conhecer a estrutura onde professores e bolsistas da Unijuí desenvolveram as pesquisas para criar o monitoramento da rede elétrica da Companhia em Porto Alegre. Baseado no conceito de Redes de Sensores Inteligentes, todos os módulos - hardware e software - foram desenvolvidos pela equipe do GAIC.

O sistema desenvolvido pela Unijuí permite monitorar as condições de operação do sistema CEEE, melhorando a qualidade de energia entregue aos consumidores. Também detecta falhas, em alguns casos, mesmo antes de ocorrerem, o que reduz significativamente o tempo de parada do sistema, aumentado sua confiabilidade. Além de permitir que a equipe técnica da CEEE tenha subsídios para determinar futuros investimentos para otimizar significativamente os recursos.

De acordo com o professor Maurício de Campos, do Dceeng e coordenador do GAIC, há cerca de dois meses o sistema atual que foi instalado na CEEE, a partir das pesquisas na Universidade, identificou um problema em uma subestação. O monitoramento acabou economizando para os cofres da CEEE e do estado milhares de reais em manutenção. “Somando-se a isso, este é um dos maiores projetos que a CEEE tem com uma universidade, e com certeza um dos que apresenta maiores ganhos para a empresa”, observa.

Confira, em vídeo, um entrevista com César Luis Baumgratz

Até o momento, são oito subestações que possuem este sistema instalado no centro de  Porto Alegre. Até o mês de junho, a Companhia deve integralizar outros 20. E, até o final do projeto, a CEEE terá condições de automatizar 160 subestações.

“Devemos continuar o trabalho, no sentido de instalar o máximo possível de subestações. Em um futuro projeto, os dados aqui coletados poderão ser estudados para criar ferramentas de apoio a decisão para manutenção e investimentos, sempre objetivando reduzir ou eliminar faltas de energia elétrica aos consumidores”, complementa o professor Maurício.

Nesta quarta-feira, a comitiva da CEEE se reuninará com o Reitor da Unijuí, Martinho Luís Kelm e também acompanhará a entrega de uma Van ao Projeto.

O GAIC

O grupo de pesquisa em automação industrial e controle (GAIC) é um grupo de pesquisa consolidado que atua em projetos desde o ano de 2000 e tem o Grupo CEEE como parceiro desde 2003. O GAIC atua nas áreas de Engenharia Elétrica e Computação e é composto por 5 laboratórios, que juntos possuem uma área de mais de 120 m2, exclusivamente para pesquisas.

Confira o Boletim da Unijuí FM sobre a visita