Programação especial comemora os 55 anos do Museu Antropológico Diretor Pestana - Unijuí

Programação especial comemora os 55 anos do Museu Antropológico Diretor Pestana

No dia 25 de maio o Museu Antropológico Diretor Pestana completa 55 anos de existência e, para comemorar a data, será realizada de 18 a 25 de maio uma semana de programação especial gratuita à comunidade.

Sobre as exposições em andamento, o Espaço Ijuí Hoje apresenta o projeto “Diversidade Urbana – releitura”, que faz parte da programação da 14ª Semana Nacional de Museus, ação que ocorre anualmente em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de maio, data em que todos os museus do mundo discutem o mesmo tema, definido pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM. O tema escolhido para este ano - Museus e Paisagens Culturais - será o mote da 24ª Conferência Geral do ICOM, em Milão.

Já a Exposição “Trabalho no Contexto dos Povos Indígenas” pode ser visitada na Sala de Exposições Temporárias do MADP, que tem como objetivo analisar e discutir a situação dos povos indígenas do Brasil tendo por parâmetro a trajetória histórica e a cultura material. São promotores do evento o Museu Antropológico Diretor Pestana, SMED e 36ª CRE.

Os visitantes podem participar também do Cine-debate “Narradores de Javé”, filme brasileiro que conta a história dos moradores de um pequeno vilarejo e o temor que eles têm com o fato de que será construída uma represa e tudo ficará debaixo da água. A única chance de evitar o alagamento é provar que Javé possui valor histórico. O filme é voltado para o ensino médio e comunidade em geral e será exibido à noite, mediante agendamento. Também existe possibilidade de agendar visitas guiadas ao Bosque dos Capuchinhos, com monitoria dos alunos do Programa de Educação Tutorial do Curso de Ciências Biológicas (PET-BIO).

Domingo especial

A programação de aniversário do Museu contempla também um domingo especial no próximo dia 22, quando o MADP abrirá suas portas das 14h às 18h, para receber a comunidade gratuitamente. Além da visita às exposições de longa duração e temporárias, durante toda a tarde será realizada uma Roda de Chimarrão. Às 16h haverá um Sarau Literário, com abertura a cargo do Coral UNIJUÍ e lançamento do livro “Travessia no Tempo e no Vento”, de Maria Eli Braga Mannrich. O evento é promovido pelo Museu Antropológico Diretor Pestana, Associação de Amigos do Museu e Círculo de Escritores de Ijuí “Letra Fora da Gaveta”.