Sarau Literário movimentou o Museu Antropológico Diretor Pestana no domingo - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Sarau Literário movimentou o Museu Antropológico Diretor Pestana no domingo

 

 

O domingo, 22 de maio, foi de programação especial no Museu Antropológico Diretor Pestana, que abriu as suas portas à comunidade com a realização do 1º Sarau Literário. 

O evento integrou a programação especial de aniversário do Museu, que completa seus 55 anos de atividades na quarta-feira, 25 de maio.

“Tivemos um domingo espetacular onde o Museu abriu suas portas para receber a comunidade de Ijuí.  O Sarau Literário foi um sucesso, o Coral UNIJUÍ fez uma belíssima apresentação. Além disso, o lançamento do livro “Travessia no Tempo e no Vento”, de Maria Eli Braga Mannrich comoveu muitas pessoas”, destacou a diretora do Museu, Stela Mariz Zambiazi de Oliveira. Os visitantes também puderam visitar a Exposição de Longa Duração e as Exposições Temporárias - a “Diversidade Urbana – releitura” e “Trabalho no Contexto dos Povos Indígenas”.

A diretora do Museu também destacou a importância do 1º Sarau Literário, promovido de forma conjunta pelo Museu Antropológico Diretor Pestana, Associação de Amigos do Museu e Círculo de Escritores de Ijuí “Letra Fora da Gaveta”, como um projeto que deverá incentivar a leitura, a criatividade e valorizar talentos artísticos e culturais.

A participação da comunidade foi bem expressiva, em torno de 150 pessoas. “Ficamos bem contentes, pois tornar o Museu cada vez mais próximo da comunidade é uma tarefa constante em nossos planos e as ações desenvolvidas pelo Museu vêm refletindo uma relação de plena convivência e familiaridade. Procuramos fazer do Museu um espaço atraente, qualificado, de comunicação, de conhecimento, de pesquisa e de aprimoramento das práticas culturais. São desenvolvidos trabalhos em prol da preservação do nosso patrimônio histórico e cultural. Dessa maneira ele se constitui em fonte de pesquisa e de visitação”.

Programação

A programação especial de aniversário do Museu contempla o cine-debate “Narradores de Javé”, filme brasileiro que conta a história dos moradores de um pequeno vilarejo e o temor que eles têm com o fato de que será construída uma represa e tudo ficará debaixo da água. A única chance de evitar o alagamento é provar que Javé possui valor histórico. O filme é voltado para o ensino médio e comunidade em geral e será exibido à noite, mediante agendamento. Também estão ocorrendo visitas guiadas ao Bosque, mediante agendamento, como monitoria dos alunos do Programa de Educação Tutorial do Curso de Ciências Biológicas (PET-BIO).


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.