Exposição "Meu Bairro na Escola" promove ação de educação ambiental no Bairro Getúlio Vargas - Unijuí

Também foi realizada a construção de soluções socioambientais conjuntas entre os alunos da Escola Estadual Emil Glitz e acadêmicos bolsistas de Extensão da UNIJUÍ.

No último sábado, dia 25 de junho, ocorreu a abertura da Exposição Fotográfica: “Meu Bairro na Escola”. Em meio à confraternização da Festa Junina da escola, a comunidade escolar e do bairro puderam apreciar a mais de 60 fotografias coloridas, expostas nas paredes do Hall do refeitório da escola.

A exposição é resultado de uma ação de Educação Ambiental realizada conjuntamente pela Escola Estadual Emil Glitz e o Projeto de Extensão Universitária da UNIJUÍ “Ações Comunitárias Multidisciplinares: Construção de Soluções Socioambientais para o Desenvolvimento Local no Município de Ijuí-RS” que, durante os meses de abril, maio e junho, atuou integrando os alunos representantes das turmas do ensino fundamental e médio conjuntamente com os bolsistas Pibex e Proav dos Cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia Civil, Design e Direito.

A partir do debate das problemáticas socioambientais os alunos da escola e os bolsistas de extensão, divididos pelas áreas de conhecimento dos cursos da UNIJUÍ que atuam no projeto e saíram a campo a fim de produzir DRPs (diagnósticos rápidos participativos) sobre os principais problemas do Bairro Getúlio Vargas. Tais problemáticas foram registradas através das linguagens fotográfica e escrita e, posteriormente, cada grupo produziu, apresentou e debateu conjuntamente com os demais grupos suas sistematização em forma de material documental visual em Power Powerpoint.

A atividade visou identificar os principais problemas e analisa-los a partir de suas causas e consequência bem como de produzir uma prospectiva das possíveis soluções, as atividades, métodos e recursos para suas possíveis soluções.

A Exposição

As fotografias ficarão expostas até o final de julho para visitação de todas as turmas da escola. O Projeto de Extensão atua desde o ano de 2015 na escola e no bairro e seguirá no ano de 2016 trabalhando na mesma com ações de extensão universitária que visão a construção de solução socioambientais a partir da Educação Ambiental a partir da metodologia da Pesquisa Ação, das abordagens multi e interdisciplinar.

O projeto que está inserido na modalidade de Ações Comunitárias e no Programa de Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade congregando uma equipe Interdepartamental e Multiprofissional de professores do DHE, DCEEng e DEAg e 13 acadêmicos bolsistas de extensão, sendo três PIBEX  e 11 voluntários PROAV. A coordenação do projeto está sob a responsabilidade do professor Paulo Scortegagna.

*Fotos: estudante de Design e bolsista Pibex Rafael Fischer.