Alunos da UNIJUI realizam dia de campo nas obras da Travessia Urbana de Santa Maria/RS - Unijuí

Visita também foi destaca no site do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

Com objetivo de integrar o aprendizado em sala de aula e a prática de metodologias aplicadas na construção de rodovias, alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) realizaram, no dia 20/7, um dia de campo para conhecer as obras da Travessia Urbana de Santa Maria. A atividade foi coordenada pela Unidade Local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Antes de visitar as frentes de obras, os alunos participaram de uma apresentação do vídeo institucional do empreendimento e de dados atualizados do projeto, que prevê a duplicação e a restauração de 14,5 Km das BR-158/RS e BR-287/RS. Já no campo, foi detalhado o estágio atual das principais obras em andamento como Castelinho, passagem inferior do Patronato, vias laterais das proximidades da Duque de Caxias e pontes sobre os arroios Taquara e Ferreira.

A Autarquia ressalta que a visita ao trecho desperta os alunos a obter novos conhecimentos, possibilitando ainda a ampliação de informações sobre como é todo o processo para execução de um projeto de grande porte como a Travessia Urbana. Desde o início das obras, a Superintendência Regional do DNIT estimula a interação com a população local, realizando atividades em escolas, em instituições públicas, da sociedade civil organizada, além de campanhas de divulgação junto aos moradores dos bairros localizados nas proximidades do trecho em obras.

A visita foi organizada pelo Grupo PET Engenharia Civil da UNIJUÍ e Centro Acadêmico do Curso, solicitada pelo Professor do curso José Antônio Santana Echeverria, que é também Engenheiro do DNIT. A caravana foi coordenada e assistida pelos professores José e Carlos Alberto Wayhs, ambos da área de Geotecnia dos cursos de Engenharia Civil da UNIJUÍ. "A visita permitiu aos alunos uma visão sistêmica de um grande projeto rodoviário e dos diversos aspectos que interagem neste tipo de obra como ambientais, sociais e econômicos", salienta o professor Carlos Alberto Wayhs.

Fonte: Com informações do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.