Abertura do Enaced debate Diversidade, Gênero e Sexualidade - Unijuí

Abertura do Enaced debate Diversidade, Gênero e Sexualidade

A programação do Enaced ocorre durante toda essa semana na UNIJUÍ Campus Santa Rosa.

A abertura da segunda etapa do XIX Encontro Nacional de Educação e Ciclos de Estudos da Pedagogia (ENACED), foi realizada na noite de segunda-feira, dia 22, no Auditório central da UNIJUÍ Campus Santa Rosa.

Na oportunidade os estudantes do curso de Pedagogia participaram do painel “Diversidade nos processos educacionais: a escola e as pedagogias do gênero e da sexualidade”, que foi ministrado pelo professor da UFRGS, Fernando Seffner.

Fernando ressaltou durante o encontro que a escola, a igreja e a família disputam a gestão da infância e da juventude, a gestão das novas gerações. E que a diversidade está cada vez mais em pauta nas escolas.

Os estudantes também assistiram à apresentação artística do pedagogo, Jefferson Machado, que contou a história da centopeia.

Confira um trecho da palestra do professor Fernando Seffner:

Programação

O objetivo do encontro é ampliar a compreensão sobre o respeito em relação à diversidade a fim de contribuir na formação de profissionais comprometidos e implicados com a busca por respostas consensuais em relação aos problemas comuns, especialmente, no universo escolar.

Na noite de hoje, as professoras da Unijuí, Hedi Maria Luft e Marta Estela Borgmann, estarão debatendo “A diversidade e o mundo do trabalho no currículo da educação escolar”. No dia 24, quarta-feira, “A diversidade e a cultura regional” será pauta do encontro, com os professores da Unijuí, Dinarte Belatto e Elza Maria Fonseca Falkembach. No penúltimo dia, quinta-feira, o professor da UERJ, Gaudêncio Frigotto, falará sobre “Diversidade e mundo do trabalho”. Encerrando a programação na sexta-feira, será realizado comunicações de pesquisas e relatos de experiências, além de lançamento de livros com a presença dos respectivos autores.