Salão do Conhecimento: "é preciso fomentar a discussão da produção dos alimentos" - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Salão do Conhecimento: "é preciso fomentar a discussão da produção dos alimentos"

 
 

A frase é da Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Evelise Berlezi na abertura do Salão do Conhecimento.

A História da Evolução Humana, a sua relação com os alimentos e a contribuição do conhecimento científico e tecnológico para tornar nossa alimentação diária cada vez  melhor. Assuntos presentes no cotidiano dos indivíduos estarão em debate durante toda a semana do Salão do Conhecimento, na Unijuí, que começou nesta segunda-feira, e se estende até a sexta, 30, nos quatro Campi da Universidade.

O tema é o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016, que têm o objetivo de dialogar com a comunidade acadêmica formas de unir as diferentes áreas do conhecimento na busca pela qualidade da alimentação. 

Durante a abertura do Evento, no Campus Ijuí, a Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Evelise Berlezi, qualificou o Salão do Conhecimento como uma grande sala de aula e importante no diálogo com a comunidade. Para ela "é preciso fomentar a discussão da produção dos alimentos, a qualidade, segurança e a saúde dos indivíduos". 

Convidados, os professores Roberto Carbonera, Maristela Borin Busnello, Antonio Carlos Valdieiro, e Nelson Thesing, Pró-Reitor do Campus Panambi, debateram o tema "Ciência Alimentando o Brasil: Contribuições da Unijuí", na abertura oficial do evento, realizada no Salão de Atos do Campus Ijuí. Os professores destacaram números, pesquisas e possibilidades de contribuição para a melhora da alimentação por meio do conhecimento. 

Segundo Evelise, o país por ser um dos grandes produtores de grãos tem uma preocupação maior em relação aos alimentos "Há uma preocupação que essa produção tenha uma segurança. Ou seja, ser uma produção que dê conta das necessidades da população. Reduzindo, inclusive, a miséria, a fome. Por outro lado, a necessidade de que seja plantado com segurança, que seja usado menos agrotóxicos, que fique menos resíduos nesses alimentos porque isso tem influência direta na saúde humana e animal. Há hoje, sim, uma grande preocupação em relação a isso".

Para a professora Maristela, o tema debatido tem relação direta com o cotidiano da comunidade. "Para os indivíduos terem uma vida plena, a alimentação tem papel importante". Já o professor Valdieiro destacou a importância dos métodos "o conhecimento científico e tecnológico como forma de diminuir erros" e a "necessidade de interação com a comunidade", principalmente por meio dos projetos de pesquisa e extensão.

Programação

No primeiro dia de evento também foi realizada a oficina Preenchimento de currículo Lattes, oficina sobre Marketing Pessoal, sessão de pôsteres, Mostra e Empreendedorismo e a entrega de certificados para erquipes participantes na fase regional da Olimpíada Empreendedora.

Confira a programação completa do Salão do Conhecimento.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.