UNIJUÍ Campus Santa Rosa realiza entrega de Premiação da Olimpíada Empreendedora - Unijuí

Equipes vencedoras nas categorias “Empreendedor em Negócios” e “Empreendedor em Soluções Sociais”, são do Campus Santa Rosa.

Ter iniciativa de implementar novas ideias, negócios e mudanças em nosso dia-a-dia, utilizando recursos de forma criativa e inovadora ou a capacidade de assumir riscos calculados, buscando novas oportunidades, são características fundamentais no empreendedorismo.

A UNIJUÍ disposta em fomentar essas características na comunidade acadêmica promoveu a 2ª Edição da Olimpíada Empreendedora com o enredo: “Estudantes com ideias e vontade de empreender, seja criando um negócio ou buscando soluções para questões sociais”. Durante todo o processo participaram 40 equipes da Olimpíada, sendo 12 no Campus Ijuí, nove no Campus Panambi, quatro no Campus Três Passos e 15 no Campus Santa Rosa, totalizando 160 participantes.

Na noite de ontem, terça-feira, contemplando a programação do Salão do Conhecimento da UNIJUÍ, foi realizada a entrega da premiação da Olimpíada Empreendedora para as duas equipes vencedoras nas categorias: “Empreendedor em Negócios” e “Empreendedor em Soluções Sociais”. A premiação ocorreu no Campus Santa Rosa e contou com a participação da Reitoria, Coordenadoria de Marketing, professores, técnicos administrativos e estudantes.

As equipes foram premiadas com o valor de R$ 6.500,00 onde poderão investir em seus negócios e terão a oportunidade de incubar as ideias na Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec) no Campus Santa Rosa. A incubadora estará disponível para oferecer todo o suporte necessário para alavancar o empreendimento.

A Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Evelise Berlezi, ressalta a importância da Olimpíada Empreendedora para a Universidade. Confira o áudio:

Equipes Vencedoras

Com a ideia de prestar agilidade e praticidade para a compra de ingressos de eventos e divulgação online, a equipe “RS Ingressos: sua alegria de forma rápida, fácil e segura”, do Campus Santa Rosa, venceu na categoria Empreendedor em Negócios. “Participar proporcionou aos cinco integrantes do grupo uma única oportunidade, um desejo nosso: ter o nosso próprio negócio.  Todo conhecimento que absorvemos será importante de agora em diante”, observa Gracieli Fischer, integrante da ideia vencedora.

A edição da competição também teve disputa na categoria “Empreendedor em Soluções Sociais”, que teve como ideia vencedora “Ladrador: ONG em defesa dos direitos das crianças e dos animais”, também do Campus Santa Rosa. A ONG confecciona roupas, camas, brinquedos e acessórios para cachorros. “A Olimpíada Empreendedora foi de grande valia: aprendemos muito juntas (a equipe), assim conseguimos com visões diferentes chegar ao propósito final, salienta Patricia Schorr”.

Sobre a Olimpíada Empreendedora

A segunda edição do Projeto contemplou os municípios ligados aos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) Fronteira Noroeste, Noroeste Colonial e Celeiro, tendo como bases regionais os Campi da Unijuí em Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi.

A Olimpíada Empreendedora foi realizada em duas fases: uma fase local e outra regional. Na fase local, desenvolvida entre abril e junho, a Olimpíada foi desenvolvida nas quatro bases regionais: Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos. De cada base classificaram-se duas equipes, em cada categoria, para a fase regional.

Na fase regional, que foi desenvolvida entre julho e setembro, as atividades foram concentradas no Campus Ijuí, quando foram selecionadas duas equipes vencedoras em cada categoria.  Após esta etapa classificatória, 12 equipes foram classificadas para a grande final.